Odontólogos da Prefeitura de Teresina se capacitam em Prótese Dentária

Odontólogos da Prefeitura de Teresina se capacitam em Prótese Dentária

Encerra neste sábado, 16 de janeiro, o segundo módulo da Capacitação em Prótese Dentária promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para odontólogos da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Prefeitura de Teresina. A solenidade de encerramento com a entrega de certificados acontece no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), a partir das 8h30, e contará com a presença do coordenador geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, bem como do odontólogo Gilberto Pucca, odontólogo que deu início à Política Nacional de Saúde Bucal.

Foram capacitados 24 profissionais de odontologia que atendem na atenção básica municipal, além de quatro monitores que irão atuar como multiplicadores, ou seja, replicar o conhecimento adquirido para outros dentistas. A capacitação está sendo ministrada pelo odontólogo com doutorado na área de Prótese Dentária pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Arcelino Farias. O primeiro módulo da capacitação aconteceu em dezembro do ano passado, com uma carga horária de 40 horas. Nesse segundo módulo foram ministradas mais 40 horas de aulas teóricas e práticas.

“Capacitação bastante produtiva. A gente já tem feito cursos teóricos na área de prótese para atender os usuários, mas este curso trouxe a parte prática e com isso nós poderemos desenvolver um trabalho de melhor qualidade. E ainda tivemos uma aula de conteúdo extra hoje com tendências atuais em Odontologia, uma boa oportunidade de reciclarmos nossos conhecimentos”, explica Rômulo Gueth , dentista da Unidade Básica de Saúde do Portal da Alegria que participa da capacitação.

A oferta de próteses dentárias pelo município existe desde 2011, através do Centro Especializado de Odontologia do Lineu Araújo. Mas um aumento dessa oferta foi efetivado a partir do ano de 2013, quando houve uma reorganização dos serviços odontológicos da FMS. Atualmente, 18 equipes de Saúde Bucal disponibilizam o serviço em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A capacitação em prótese é promovida pela FMS, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-PI), Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

“O curso é importante para a construção de um modelo de oferta de prótese dentária na Atenção Básica em Saúde pautado na praticidade necessária à demanda que o dentista da equipe de Saúde Bucal encontra no serviço de Teresina, confrontado pelo nível de complexidade que esses procedimentos exigem. Isso resulta em um modelo fomentado em evidências que garantam uma prótese de qualidade com etapas simplificadas”, afirmou o gerente de Saúde Bucal da FMS, Giovanni Telmo.

BENEFÍCIOS

Estudos mostram que pacientes que tem limitação na função mastigatória, também tem afetada sua capacidade cognitiva, levando no futuro a terem problemas relacionados à perda da capacidade cognitiva. A perda dentária traz uma série de complicações. A pessoa fica com a mastigação alterada, a fonética alterada. Passa a falar diferente e até mesmo a aparência facial começa a sofrer alterações. As rugas e linhas de expressão ficam mais acentuadas.

“O paciente que não tem acesso à prótese, mas necessita dela, tem limitação na mastigação, então começa a ter alteração na sua dieta. O idoso, por exemplo, sem dentes, começa a procurar uma alimentação mais pastosa, mais fácil de mastigar. E sua nutrição fica comprometida. Daí a importância da prótese, que devolve essas funções essenciais para as pessoas. Portanto, é muito importante esse serviço de prótese que é ofertado pela gestão municipal em Teresina”, explica o odontólogo Arcelino Farias.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/198/odontologos-da-prefeitura-de-teresina-se-capacitam-em-protese-dentaria