PREVENÇÃO

Adolescentes serão foco das ações de saúde no Vila Bairro Segurança

A ação será direcionada à prevenção de agravos, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV, promoção e vigilância em saúde.

Adolescentes serão foco das ações de saúde no Vila Bairro Segurança

Os gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniram para discutir a participação dos órgãos de saúde no Vila Bairro Segurança, programa de ações integradas para a prevenção à violência. A prevenção será o foco das ações, especialmente entre o público jovem, que é o mais vulnerável.

Na saúde, a ação será direcionada de forma a fortalecer ações de prevenção de agravos, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV, promoção e vigilância em saúde. "Este trabalho será feito pelas equipes Estratégia Saúde da Família, que atuam em sete Unidades Básicas de Saúde que se encontram nos 13 bairros contemplados pelo programa", explica Sammia Fawsia, diretora de planejamento da FMS.

Entre as ações planejadas, estão o monitoramento e prevenção da gravidez indesejada na adolescência, por meio de ações educativas de orientação sexual e preventiva entre os jovens, bem como a oferta de contraceptivos para a população do território. A prevenção de IST's também será pauta das campanhas educativas, com a realização de testes rápidos de sífilis, HIV e gravidez. "Será reforçado ainda o acompanhamento de saúde das adolescentes grávidas em cada território, entre as faixas etárias de 10 a 19 anos, identificando suas demandas e possíveis intervenções", diz Sammia Fawsia.

A imunização dos adolescentes receberá atenção especial com o acompanhamento e oferta de todas as doses de seu calendário de vacinação e a oferta da vacina contra o HPV - que deve ser dada às meninas entre 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além disso, será monitorado o número de acidentes de transito ocorridos no território do programa, bem como será reforçado o trabalho junto às escolas por meio do programa Saúde na Escola, com a oferta de atendimento oftalmológico e odontológico entre os estudantes.

O Vila Bairro Segurança objetiva promover a inclusão social dos setores mais vulneráveis e aumentar a sensação de  segurança em Teresina. A ação abrange a região do Parque Lagoas do Norte, que tem uma população de 92.016 mil habitantes, e é integrada pelos bairros Acarape, Aeroporto, Matadouro, Parque Alvorada, São Joaquim, Nova Brasília, Itaperu, Mafrense, Olarias, Alto Alegre, Poty Velho, São Francisco e Mocambinho.

fms vila bairro segurança

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1979/adolescentes-serao-foco-das-acoes-de-saude-no-vila-bairro-seguranca