HUT

HUT adquire novas tecnologias para melhorar qualidade nas punções de acesso venoso

Profissionais estão sendo treinados para utilização do equipamento

HUT adquire novas tecnologias para melhorar qualidade nas punções de acesso venoso

Para administrar medicamentos em pacientes internados por longos períodos é necesário a utilização de um acesso venoso por um tempo prolongado. As consequências para esse tipo de acesso podem variar e vão desde uma infecção até a necessidade constante de troca. Atento às novas tecnologias oferecidas no mercado hospitalar o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) adquiriu este ano o Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (PICC) que irá proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes.

Com o intuito de habilitar seus enfermeiros para realizar a punção com os cateteres de PICC o HUT está promovendo uma capacitação. De acordo com Lenier Braga, chefe do Núcleo de Segurança do HUT, a diferença desse cateter de PICC para um cateter comum é principalmente a possibilidade de minimizar os riscos de infecção, diminuir a necessidade de trocas de acessos e permitir uma punção venosa mais segura já que a punção do cateter de PICC é guiada por ultrasonografia.

Essa aquisição é um grande avanço, pois temos muitos pacientes graves que necessitam de um longo período de internação. Durante a internação é preciso que o paciente faça uso de muitas medicações que podem irritar os vasos sanguíneos e aumentar as chances de infecção da corrente sanguínea. Com a utilização desse cateter de PICC é possível diminuir a quantidade de punções, pois o acesso periférico comum é necessário trocar a cada cinco dias”, explicou Lenier.

Segundo o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, o Hospital está sempre atento na aquisição de novas tecnologias que possam minimizar o desconforto e os riscos gerados pela internação. “Estamos sempre procurando proporcionar aos nossos pacientes o que tem de melhor no mercado hospitalar. A cada equipamento novo nossos pacientes ganham em qualidade”, disse o diretor.

O treinamento acontecerá até o dia 15 de junho nos turnos manhã e tarde. Durante o curso serão realizadas também aulas práticas para que os profissionais possam avaliar os pacientes e fazer a punção nos casos que tenham indicação.

Fonte: ASCOM HUT
Tags:
hut fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1976/hut-adquire-novas-tecnologias-para-melhorar-qualidade-nas-puncoes-de-acesso-venoso