HUT

Implantação de protocolos é tema de palestra na II Semana de Segurança do Paciente

Uma das palestrantes foi a farmacêutica e chefe da Unidade de abastecimento e dispensação farmacêutica do Hospital Universitário

“Experiências exitosas na implementação de Protocolo de Segurança do Paciente em hospitais públicos” foi o tema da palestra de hoje, 05 de junho, como parte da programação da II Semana de Segurança do Paciente do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). As palestrantes foram ministradas por profissionais de saúde dos maiores hospitais públicos do Piauí, envolvidos diretamente na confecção e implemetação de protocolos que visam a segurança do paciente.

Uma das palestrantes foi a farmacêutica e chefe da Unidade de abastecimento e dispensação farmacêutica do Hospital Universitário (HU) de Teresina, Jeamile Lima. Ela disse que essa troca de experiencias pode contribuir para o fortelecimento dos hospitais e assim proporcionar aos pacientes uma assistência mais segura e de qualidade. “Hoje eu trouxe para o evento um relato da minha experiência da implantação do protocolo da meta três, Segurança na Prescrição, na dispensação e na administração de medicamento dentro do HU, assim como nossas práticas que obtiveram êxito e as dificuldades que tivemos na implantação. Além disso, destacamos as práticas que já estão sendo trabalhadas para serem implantadas”, explicou.

Jeamile disse ainda que esses encontros são importantes para que os profissionais possam mostrar o que está sendo feito pela saúde do Estado. “Mostrar nosso trabalho é uma maneira de tentar sensibilizar todos os profissionais que trabalham na saúde para a importância da implantação dessas metas de segurança do paciente. O importante é começar mesmo que seja aos poucos. Esse trabalho todo que estamos compartilhando entre os hospitais é exatamente para minimizar ao máximo os prejuizos tanto para os pacientes como para os próprios profissionais de saúde”, destacou.

As demais palestrante do dia foram as enfermeiras Susane Ferreira, da Vigilância Sanitária, a enfermeira Nirvania do Vale, do Hospital Getúlio Vargas, que falou sobre o Protocolo de Prevenção de Quedas, e a enfermeira Virginia Lopes, da Maternidade Dona Evangelina Rosa sobre o Protocolo de Lesão por Pressão.

De acordo com Lenier Braga, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HUT, o Hospital já implantou todas a seis metas internacionais de segurança do paciente e essa troca de experiencias irá contibuir muito para tornar a assistência do HUT ainda mais segura. “Precisamos do engajamento de todos os profissionais de saúde para que tenhamos ainda mais resultados positivos na implementação dos nossos protocolos. É um trabalho contínuo que requer o comprometimento de toda equipe”, comentou.

A Semana vai até dia 07 de junho, quinta-feira, e terá outras palestras e mesas redondas com temas variados. Amanhã a palestra será sobre a importância do registro de enfermagem para segurança do paciente. Além das palestras serão realizadas também atividades práticas voltadas para os acompamhantes e pacientes nas enfermarias. Essas ações irão destacar, por exemplo, a importancia da lavagem das mãos durante o manuseio do paciente.

As metas de segurança do paciente são: identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Tags:
hut

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1966/implantacao-de-protocolos-e-tema-de-palestra-na-ii-semana-de-seguranca-do-paciente