CAPS

Usuários do CAPS II Norte visitam o SALIPI

Um total de sete usuários participaram do passeio.

Usuários do CAPS II Norte visitam o SALIPI

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Norte tiveram hoje (05) uma manhã de cultura e lazer em uma visita ao Salão do Livro do Piauí (SALIPI), que acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Um total de sete usuários participaram do passeio. "Muitos deles nem mesmo conheciam a Universidade, então aproveitamos para mostrar o local", conta a coordenadora Érica Machado. Eles puderam saber mais sobre o salão do livro e participar da sala de Contação de Histórias, onde puderam ouvir narrações junto com crianças. Eles ainda passearam pelos estandes, visitaram as mostras, receberam brindes e lanches.

De acordo com Érica Machado, a visita ao SALIPI foi uma oportunidade para os usuários dos CAPS II Norte socializarem e passarem por uma nova experiência. "A universidade é um ambiente múltiplo, com pessoas de todas as faixas etárias, muitos estudantes e crianças", relata a coordenadora.

Os CAPS são referência no tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. São recursos em saúde mental, constituindo-se em serviços substitutivos ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.

O SALIPI segue até o dia 10 de junho. Consagrado como o maior evento literário do Estado, o SALIPI movimenta salas de bate-papo literário, palestras com exposições, música, dança, apresentações teatrais e comercialização de livros, no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1965/usuarios-do-caps-ii-norte-visitam-o-salipi