CUIDADOS

Linhas de cuidado otimizam a prevenção de doenças crônicas na atenção básica

Serão tratados pacientes com hipertensão arterial, diabetes, obesidade e AVC

Linhas de cuidado otimizam a prevenção de doenças crônicas na atenção básica

O tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e obesidade na atenção básica será otimizada com o lançamento das Linhas de Cuidados para Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que aconteceu hoje (29), no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes.

As linhas de cuidado são orientações para direcionar os profissionais da saúde sobre o fluxo de atendimentos aos pacientes que apresentem hipertensão arterial, diabetes, obesidade e Acidente Vascular Cerebral (AVC). “O fluxo vai auxiliar os profissionais da Saúde da Família para que melhor atendam e adicionem mais informações ao que eles já sabem das doenças crônicas não transmissíveis”, explica Vanessa Veloso Nunes, que faz parte da equipe da Diretoria de Atenção Básica em Saúde da FMS, que elaborou as linhas de cuidados.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, as linhas de cuidado postas em prática vão reduzir a mortalidade. “Vamos promover o bem-estar entre as pessoas que às vezes por falta de cuidados, de informação ou de meios, correm mais risco. A gente pode evitar e fazer com que as pessoas vivam melhor”, afirmou o presidente.

Segundo o médico Benjamim Vale, o AVC ainda é a doença notificada que mais mata no Brasil, totalizando 10% dos óbitos no país. “O AVC é uma doença derivada principalmente de complicações das doenças sistêmicas mal conduzidas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto. É a falta de educação da população para cuidar da sua saúde, ter um discernimento de que o responsável pela sua saúde é você mesmo”, disse ele, ressaltando que o cuidado começa na prevenção e por isso o papel da atenção básica em saúde é tão importante.

Já a obesidade é um mal do qual podem derivar diversas doenças, como o próprio AVC e o diabetes. “No Piauí, mais de 51% tem excesso de peso e quase 20% tem obesidade, enquanto o diabetes acomete quase 8%”, informa o endocrinologista Flávio Melo. “O lançamento da linha de cuidados da FMS é um pontapé para que essas pessoas tenham já na atenção básica um cuidado particularizado, com mais atenção, cuidado profissional numa sequência como deve ser”, afirma o profissional de saúde.

A linha de cuidado, de forma sintética, significa pensar e organizar de forma lógica a distribuição dos serviços ofertados; é pensar em um fluxo capaz de conduzir os processos de trabalho (cuidados) de forma eficiente e eficaz.

Neste sentindo, a Atenção Básica em Saúde além de organizar a linha do cuidado, referente aos fluxos adequados à assistência, deve definir qual a equipe terá a responsabilidade sobre aquele cuidado, bem como quem deva ser o Gestor daquela linha de cuidado, pois estes possuem um papel estratégico na articulação de uma determinada assistência com os demais níveis de assistência.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1958/linhas-de-cuidado-otimizam-a-prevencao-de-doencas-cronicas-na-atencao-basica