ATENÇÃO BÁSICA

FMS lança linhas de cuidados para doenças crônicas não transmissíveis

FMS lança linhas de cuidados para doenças crônicas não transmissíveis

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina apresenta às Equipes de Saúde da Família da capital, amanhã, 29, a partir das 8h, as Linhas de Cuidados para Doenças Crônicas Não Transmissíveis. A atividade acontecerá no auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte, e tem como principal objetivo direcionar profissionais da saúde sobre o fluxo de atendimentos aos pacientes que apresentem hipertensão arterial, diabetes, obesidade e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“São quatro linhas de cuidados direcionados aos pacientes com hipertensão arterial, diabetes, obesidade e AVC0. Nós da Diretoria de Atenção Básica desenvolvemos todo um fluxo de atendimento dessas pacientes e vamos apresentar aos profissionais de saúde. Nosso principal objetivo é direcionar os profissionais para que melhor atendam e adicionem mais informações ao que eles já sabem das doenças crônicas não transmissíveis”, explica Vanessa Veloso Nunes, que faz parte da equipe da Diretoria de Atenção Básica em Saúde da FMS, que elaborou as linhas de cuidados.

De acordo com o a Rede Brasil AVC 2017, acontecem 17 milhões de AVCs por ano no mundo, causando 6,5 milhões de mortes a cada ano. Uma em cada seis pessoas terão AVC durante a vida. Segundo dados da Rede Brasil AVC, 90% dos casos estão relacionados a fatores de risco, como hipertensão, sedentarismo, colesterol alto, má alimentação, obesidade, estresse, tabagismo, alcoolismo, doenças cardíacas e diabetes.

A linha de cuidado, de forma sintética, significa pensar e organizar de forma lógica a distribuição dos serviços ofertados; é pensar em um fluxo capaz de conduzir os processos de trabalho (cuidados) de forma eficiente e eficaz.

Neste sentindo, a Atenção Básica em Saúde além de organizar a linha do cuidado, referente aos fluxos adequados à assistência, deve definir qual a equipe terá a responsabilidade sobre aquele cuidado, bem como quem deva ser o Gestor daquela linha de cuidado, pois estes possuem um papel estratégico na articulação de uma determinada assistência com os demais níveis de assistência.

No lançamento das linhas de cuidados haverá palestras com profissionais da área da saúde, como com o médico Benjamim Vale, que vai tratar de AVC e hipertensão. Já dois técnicos da Diretoria de Atenção Básica abordarão as temáticas diabetes e obesidade.

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) Brasil 2016, em uma década houve avanços das doenças crônicas. A diabetes teve um aumento de 61,8%, a hipertensão um aumento de 14,2% e 18,9% dos brasileiros estão obesos.

A capital do Piauí é a 8ª do país com menor prevalência de excesso de peso no Brasil, mesmo assim, mais da metade da população está acima do peso ideal. A média de Teresina ficou em 51,6%. Os dados são da Vigitel, realizada pelo Ministério da Saúde em 2017.  Em Teresina, a prevalência da obesidade está abaixo da média nacional, 17,2% da população está obesa.

fms linhas de cuidados

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1955/fms-lanca-linhas-de-cuidados-para-doencas-cronicas-nao-transmissiveis