Atenção básica é fortalecida com entrega de UBS no Deus Quer

Ela atenderá as comunidades das localidades Residencial Deus Quer, Recanto dos Pássaros, Loteamento Nova Santana e Loteamento Verde Cap.

Atenção básica é fortalecida com entrega de UBS no Deus Quer

A comunidade do Residencial Deus Quer, no bairro Bom Princípio (zona Sudeste) recebeu hoje (25) uma nova estrutura de saúde em prédio próprio, nos padrões do Ministério da Saúde. É a Unidade Básica de Saúde Dr. José Ércules da Cunha, que vai atender cerca de 8 mil pessoas da região.

A obra, que custou R$ 687.734,24, é mais um investimento da Prefeitura de Teresina, que mesmo no momento de crise continua entregando obras como esta unidade de saúde. Segundo prefeito Firmino Filho, isto acontece porque o fortalecimento da saúde, especialmente a atenção básica, é uma das prioridades da gestão. "Nenhum país do mundo consegue criar uma saúde pública com direito, com acesso universal, com atendimento integral sem fortalecer a atenção básica”, disse o prefeito. “É fundamental que nós possamos ordenar a construção do modelo, ordenar a linha de cuidado, ordenar a linha de cuidado do paciente, estar junto na comunidade, não apenas para fazer os primeiros atendimentos mas principalmente para prevenir que esses problemas possam aparecer", afirmou.

Maria Edite, moradora da região há mais de 60 anos, se mostrou feliz com a mudança e espera melhores condições de atendimento aos pacientes. “Lembro-me que eu nasci e cresci nesta comunidade, era muito difícil o deslocamento para a gente ter uma saúde generosa”, comenta ela. “Os governantes que vem passando, principalmente a esta equipe que hoje está, sempre tiveram bons olhos vendo que o amor ao próximo gera resultado, e este resultado aqui está”, disse a moradora do Deus Quer.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, o local vai funcionar com duas equipes estratégia Saúde da Família, uma pela manhã e outra pela tarde. Eles atenderão as comunidades das localidades Residencial Deus Quer, Recanto dos Pássaros, Loteamento Nova Santana e Loteamento Verde Cap.

A UBS tem dois consultórios odontológicos, três consultórios médicos, dois consultórios indiferenciados, uma farmácia, uma sala de procedimentos, sala de coleta, sala de atividades coletivas, sala de cuidados básicos, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de vacina, sala de inalação coletiva, arquivo, sala de marcação de consultas, recepção, sala de esterilização, expurgo, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, almoxarifado, copa, sala da administração, acesso para veículos, área de passeio, estacionamento descoberto.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1953/atencao-basica-e-fortalecida-com-entrega-de-ubs-no-deus-quer