NOVA UBS

FMS inaugura nova UBS e amplia atendimento para 8 mil pessoas

A nova UBS do Residencial Deus Quer conta com duas Equipes de Saúde da Família

Figurando como a capital do Nordeste que tem a maior e mais complexa rede de assistência à saúde, Teresina ganha mais uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura entrega à população a UBS José Ércules da Cunha, localizada no Residencial Deus Quer, no bairro Bom princípio, zona Sudeste da capital. A solenidade está marcada para às 8 horas da manhã.

No total, Teresina passa a contar com 92 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a população da cidade dispões de 12 hospitais e o maior Hospital de Urgência do Estado com 300 leitos, que é o HUT. “Não há nenhuma outra área da Prefeitura que tem recebido tanta atenção quanto saúde. Quando a gente compara com as capitais brasileiras, nenhuma investe tantos recursos em saúde quanto a Prefeitura de Teresina. Aplicamos 36% da receita líquida corrente nessa área”, ressalta o prefeito Firmino Filho, que participa do evento de inauguração da nova UBS.

As Unidades Básicas estão localizadas em toda a cidade, nas zonas urbana e rural. “As UBSs são construídas após estudo prévio das necessidades populacionais de cada comunidade. Cada Equipe de Saúde da Família deve atender o máximo de 4 mil pessoas”, explica Francisco Pádua, diretor de Atenção Básica da FMS.

A nova UBS do Residencial Deus Quer conta com duas Equipes de Saúde da Família, que atenderão as comunidades das localidades Residencial Deus Quer, Recanto dos Pássaros, Loteamento Nova Santana e Loteamento Verde Cap. Com esse investimento, serão beneficiadas cerca de 8 mil pessoas.

Na construção da UBS Deus Quer, foram aplicados mais de R$ 687 mil. A unidade dispõe de dois consultórios odontológicos, três consultórios médicos, dois consultórios indiferenciados, uma farmácia, uma sala de procedimentos, sala de coleta, sala de atividades coletivas, sala de cuidados básicos, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de vacina, sala de inalação coletiva, arquivo, sala de marcação de consultas, recepção, sala de esterilização, expurgo, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, almoxarifado, copa, sala da administração, acesso para veículos, área de passeio e estacionamento.

UBS Deus Quer fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1951/fms-inaugura-nova-ubs-e-amplia-atendimento-para-8-mil-pessoas