SAÚDE MENTAL

Luta antimanicomial é tema de festival cultural dos CAPS

Dança, canto, teatro e poesia foram algumas das manifestações artísticas apresentadas

Luta antimanicomial é tema de festival cultural dos CAPS

Dança, canto, teatro e poesia foram algumas das manifestações artísticas apresentadas no I Festival Cultural da Saúde Mental, que levou ao Parque da Cidadania obras dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. O evento aconteceu na tarde de hoje (18), Dia da Luta Antimanicomial, e teve como objetivo relembrar a reforma psiquiátrica brasileira.

“A proposta é mostrar o movimento antimanicomial, que se caracteriza pela luta ao direito das pessoas com sofrimento mental”, explica a Gerente de Saúde Mental da FMS Luanna Bueno. “Uma saúde mental sem manicômios, com atendimento humanizado e inserção dos usuários na comunidade é o objetivo da reforma, e no dia 18 de maio nós procuramos fortalecer esta luta que é constante”, completa a gerente.

Loide Costa, usuária do CAPS II Sul, deu seu depoimento sobre a vivência em manicômios por onde passou, não apenas em Teresina como no Maranhão e no Goiás, sua terra natal. "Eu trago na pele algumas cicatrizes da vivência em manicômios. Lembrando o tratamento naquela época, aonde eu tinha que ficar trancafiada numa enfermaria bem pequena, muitas vezes no colete de força, levei eletrochoque, medicações fortíssimas, onde me causou uma arritmia cardíaca, enfim", relata a usuária. "Mas hoje eu me considero uma pessoa praticamente restabelecida do meu problema, sou independente, administro minha vida, viajo, cuido da minha casa, pago minhas contas, e graças a esses cuidadores que têm dispensado a sua atenção, seu carinho, seu cuidado, e também o tratamento, meu muito obrigada", comemora ela.

Cada um dos sete CAPS levou uma apresentação artística, fruto das e outras atividades que são realizadas rotineiramente nos centros. Além disso, estava aberta a exposição “Liberdade é o Melhor Cuidado”, com peças artesanais, quadros e outras produções dos usuários. Estarão expostos ainda banners com informações sobre o serviço de saúde mental e a função de cada um dos seus dispositivos.

Os CAPS trabalham para mostrar que seus usuários têm o seu espaço na sociedade, e o festival tem como objetivo mostrar estes frutos à comunidade. “Eles estão inseridos nesse ambiente e podem mostrar seus os dons, expondo assim que eles são pessoas com condições de uma vivência na comunidade” explica Luanna Bueno.

Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais. “Dentro dessa perspectiva Teresina tem avançado significamente, com a implementação de dispositivos de base comunitária como CAPS, ambulatórios e residência terapêutica, de modo a proporcionar serviços que atendam o usuário de forma humanizada e qualificada”, conta Luanna Bueno.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1945/luta-antimanicomial-e-tema-de-festival-cultural-dos-caps