ATENÇÃO BÁSICA

Prefeitura entrega nova unidade de saúde à comunidade do Real Copagre

A nova UBS do Real Copagre conta com quatro Equipes de Saúde da Família

Prefeitura entrega nova unidade de saúde à comunidade do Real Copagre

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, inaugurou hoje, 18, a Unidade Básica de Saúde Prof. Dr. Raimundo Nonato do Rêgo Medeiros, no bairro Real Copagre, zona Norte.

“Tenho grande alegria de estar aqui presente na entrega de uma obra da Atenção Básica. Todos nós sabemos que para que possamos construir um sistema que garanta a saúde como direito precisamos priorizar a Atenção Básica. O SUS quando foi criado foi espelhado em vários sistemas como o atendimento universal e integral, mas ele só se sustenta diante das tecnologias modernas, diante dos custos crescentes da saúde, se for alicerçado em uma atenção básica em saúde forte. E é isso que temos buscado fazer em Teresina desde a década de 90. Hoje temos 262 Equipes de Saúde da Família espalhadas nas nossas várias Unidades Básicas de Saúde. Essa diretriz da construção da saúde pública precisa ser respeitada e é isso que estamos buscando fazer. Nos últimos anos buscamos oferecer uma melhor estrutura às nossas unidades de saúde. Ao todo 56 Unidades Básicas de Saúde, nos últimos anos, foram ou ampliadas ou construídas para atender o modelo e prerrogativas do Ministério da Saúde”, afirmou o prefeito Firmino Filho.

A nova UBS do Real Copagre conta com quatro Equipes de Saúde da Família, que atendem as comunidades dos bairros Real Copagre, parte da Primavera e parte do Aeroporto. Beneficiando cerca de 16 mil pessoas. Para a construção da UBS do Real Copagre houve o total de investimento de R$ 982.535,32.

A UBS tem cinco consultórios médicos, seis consultórios odontológicos, uma sala de procedimentos, duas salas internas de espera, uma sala de vacina, uma sala de inalação, uma sala de curativos, uma sala de coleta, uma sala de atividades coletivas, uma farmácia, uma sala de marcação de consultas, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, copa, sala da administração, área descoberta playground, jardim, área coberta para atividades, depósito de resíduos comuns, depósito de resíduos reciclados, depósito de resíduos contaminados, estacionamento e área externa para embarque e desembarque de ambulância.

“Não há nenhuma outra área da Prefeitura que tem recebido tanta atenção quanto a área da saúde. E é já, acredito eu, um caso nacional. Quando a gente para comparar todas as capitais brasileiras, é importante perceber que nenhuma dispende tantos recursos em saúde quanto a Prefeitura Municipal de Teresina. Nenhuma capital do Brasil, da sua receita corrente líquida gasta 36% com a área da saúde. Nenhuma capital do Nordeste tem uma rede de assistência à saúde tão grande e tão complexa quanto a Prefeitura Municipal de Teresina”, disse Firmino Filho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1942/prefeitura-entrega-nova-unidade-de-saude-a-comunidade-do-real-copagre