ATENÇÃO BÁSICA

Zona Norte recebe nova Unidade Básica de Saúde

A nova UBS conta com quatro equipes e vai beneficiar cerca de 16 mil pessoas

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, inaugura amanhã, 18 de maio, a partir das 8 horas da manhã, a Unidade Básica de Saúde Prof. Dr. Raimundo Nonato do Rêgo Medeiros, localizada na rua Sotero Vaz da Silveira, 3686, bairro Real Copagre, zona Norte.

A nova UBS conta com quatro Equipes de Saúde da Família, que atenderão as comunidades dos bairros Real Copagre, parte da Primavera e parte do Aeroporto. Beneficiando cerca de 16 mil pessoas. “A nossa estratégia como gestor da saúde do município é reforçar o atendimento da assistência básica, que é a porta de entrada da população para os serviços de saúde”, diz Sílvio Mendes, presidente da FMS.

Para a construção da UBS do Real Copagre houve o total de investimento de R$ 982.535,32. A UBS tem cinco consultórios médicos, seis consultórios odontológicos, uma sala de procedimentos, duas salas internas de espera, uma sala de vacina, uma sala de inalação, uma sala de curativos, uma sala de coleta, uma sala de atividades coletivas, uma farmácia, uma sala de marcação de consultas, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, copa, sala da administração, área descoberta playground, jardim, área coberta para atividades, depósito de resíduos comuns, depósito de resíduos reciclados, depósito de resíduos contaminados, estacionamento e área externa para embarque e desembarque de ambulância.

A UBS do Real Copagre recebeu o nome do professor doutor Raimundo Nonato do Rêgo Medeiros, que  nasceu na cidade de União, Piauí, em 1946. Aos 15 anos, mudou-se para Teresina para estudar no colégio Diocesano.  Formado em  medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1971, foi o primeiro médico do Piauí a se tornar residente na faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde se tornou Ortopedista, fazendo mestrado em 1985 e posteriormente, em 1994,  foi o  primeiro ortopedista do nordeste a realizar doutorado,  pela Universidade de São Paulo (USP).

Nonato Medeiros, sempre fez questão de enaltecer sua origem piauiense e em 1980, passou a atuar como ortopedista em Teresina. Trabalhou durante muitos anos no HGV, onde foi  coordenador da clínica ortopédica e fundou a Residência Médica de Ortopedia do Piauí em 2006. Foi professor titular da disciplina de Ortopedia da Universidade Federal do Piauí, onde exercia com paixão sua função de  professor, sendo constantemente homenageado pelos alunos. Trabalhou também durante muitos anos como Ortopedista  do  Centro integrado Lineu Araújo.

Nonato Medeiros foi pioneiro de inúmeros procedimentos cirúrgicos, tendo realizado a primeira cirurgia de coluna do  Piauí. Mas, era especialmente reconhecido pelo seu jeito tímido, humilde,  gentil, acolhedor e caridoso com seus pacientes e muito contribuiu para a medicina e ortopedia da cidade de Teresina e do Estado do Piauí. Ele faleceu em agosto de 2017, deixando a esposa Helena, dois filhos Albert e Lara e dois netos Mário Hermann e Maria Helena.

inauguração fms UBS Real Copagre

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1940/zona-norte-recebe-nova-unidade-basica-de-saude