MOSTRA

Premiação valoriza experiências de destaque na atenção básica

Numa iniciativa de valorização das experiências e profissionais da atenção básica, o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, e o Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Francisco Pádua, entregaram hoje (12) a premiação dos profissionais da saúde que concorreram no II Concurso Teresinense de Experiências na Atenção Básica, realizado dentro da 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica, em dezembro do ano passado.

Um total de 12 trabalhos foram premiados, nas categorias de relatos orais e apresentação em formato banner, e cada um deles recebeu uma quantia de R$ 2 mil. Participaram profissionais das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Consultório na Rua, além de servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Para o Prefeito Firmino Filho, eventos como este incentivam a presença de ideias, experiências e pessoas compromissadas com a atenção básica, resgatando a filosofia da saúde da família, que consiste na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida. “A atenção básica é a porta de entrada do sistema, mas precisamos ir além disso. É necessário se adotar o espírito de forma mais radical possível e para isso é preciso sair da rotina, e a Mostra de Atenção Básica é o momento ideal para que as pessoas possam se encontrar, relatar suas experiências e aprender com esta troca”, diz ele.

Uma dessas experiências foi o grupo de autocuidado em hanseníase, desenvolvido pela equipe 225 da Unidade Básica de Saúde do bairro Angelim. Os profissionais criaram um espaço de encontro de pessoas que tiveram ou têm hanseníase com o objetivo de promover diálogos e tirar o estigma da doença, tirar dúvidas, orientar o cuidado e fazer uma escuta de como essas pessoas se sentiam. “Nossa proposta era não apenas trabalhar a doença como também os diversos aspectos que rodeiam o dia a dia de quem convive com ela”, conta a enfermeira Anaide Mary Barbosa Santos. “A comunidade participou ativamente e foi criado inclusive um grupo de geração de renda, com oficinas de artesanato ministradas por pessoas da comunidade, cujos produtos eram comercializados por eles”, completa a enfermeira.

Durante a Mostra foram apresentados 116 trabalhos sobre as ações, vivências e soluções encontradas no dia a dia do trabalho nas Unidades Básicas de Saúde e outros dispositivos da atenção básica. O evento tinha por objetivo dialogar e conhecer novas iniciativas em saúde e foi idealizado para promover a troca de informações, valorizar o trabalhador como protagonista local e estimular o uso de soluções criativas e adaptáveis para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde, proporcionando espaços de intercâmbio de experiências.

mostra de atenção básica

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/194/premiacao-valoriza-experiencias-de-destaque-na-atencao-basica