VACINAÇÃO

Dia D de vacinação contra a gripe acontece em toda as zonas da cidade

A vacina protege contra os vírus influenza A cepas H1N1 e H3N2 e influenza B.

Dia D de vacinação contra a gripe acontece em toda as zonas da cidade

A Prefeitura de Teresina promove hoje (12) o dia D de mobilização da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe. Até as 17h de hoje, 32 salas de vacina em todo o município estarão abertas para imunizar aqueles que estão no público-alvo contra os vírus influenza A cepas H1N1 e H3N2 e influenza B.

De acordo com Amariles Borba, diretora de vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 22 mil doses de vacina para o dia D da capital. “Desde o lançamento da campanha (no dia 23 de abril) até hoje, já foram distribuídas 148 mil doses em Teresina, com previsão de recebermos mais na próxima semana”, informa ela. A meta até o fim da campanha, 1º de junho, é imunizar mais de 193 mil teresinenses.

Na rede pública, a vacina contra a gripe está disponível somente para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. “São os grupos que mais precisam, porque adoecem mais grave e morrem mais”, explica a diretora.

No Centro Social Pedro Arrupe, que fica no bairro Vermelha, a movimentação foi intensa durante a manhã. A idosa Joana de Sousa Araújo esteve lá não apenas garantindo a sua dose como também a de sua neta, a pequena Maria Eduarda de quatro anos. Ela recomenda que todos dentro do público-alvo procurem se imunizar. “Eu acho muito importante se vacinar, tomo todos os anos e nunca senti nada”, diz. Amariles Borba garante que as vacinas não seguras, pois são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contém vírus novos e não causam a doença.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

Amariles Borba afirma que, além da vacina, a principal forma de prevenção da doença são medidas de educação doméstica. “Devemos sempre lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo com água e sabão, lavar os filtros de ar condicionado mais de uma vez por semana e arejar as casas, as salas de aula, abrir portas, janelas, assim a possibilidade de contaminação será muito melhor”, recomenda. Segundo ela, a principal forma de tratamento é a hidratação, além de boa alimentação e repouso. “Devemos urinar transparente feito a água que se bebe, para evitar a proliferação do vírus no organismo”, finaliza.

fms vacinação gripe

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1935/dia-d-de-vacinacao-contra-a-gripe-acontece-em-toda-as-zonas-da-cidade