CAPS

Presidente assina Ordem de Serviço para construção de nova sede do CAPS II Norte

A obra, orçada em R$ 914.541,87, está prevista para ser iniciada em 30 dias.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Pádua, assina hoje (12) a Ordem de Serviço para a construção da nova sede do CAPS II Norte. A obra, orçada em R$ 914.541,87, está prevista para ser iniciada em 30 dias.

O Centro, que atualmente funciona em um prédio alugado, ganhará uma sede própria com toda a estrutura necessária para um melhor atendimento na área de saúde mental. “Com esta nova estrutura será possível aumentar a oferta de serviço na área e proporcionar um maior conforto para os usuários, familiares e profissionais”, afirma o presidente da FMS. “Estas mudanças resultarão também na melhoria do atendimento e prestação de serviço público”, garante o gestor.

O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.

Atualmente, 2.004 usuários são acompanhados pelo CAPS II Norte, que realiza uma média de 500 atendimentos por mês. O Centro é classificado como do tipo II, que se caracteriza pela disponibilidade de tratamentos do tipo intensivo (o usuário permanece o dia todo até que a sua situação se normalize), semi-intensivo (ele é acolhido e recebe acompanhamento três vezes por semana) e não-intensivo (com acompanhamento, em média, três vezes por mês).

O CAPS pode ser procurado por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para ser atendido, o paciente deve procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. Seu horário de funcionamento é de 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

caps

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/193/presidente-assina-ordem-de-servico-para-construcao-de-nova-sede-do-caps-ii-norte