VACINAÇÃO

FMS inicia a vacinação de acamados contra a gripe

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia nesta semana a vacinação contra a gripe para pessoas acamadas, que fazem parte do público-alvo mas não podem se deslocar até a sala de vacina mais próxima. Os responsáveis devem entrar em contato pelo telefone 3215 7736 para que o paciente receba sua dose em casa.

No momento da ligação, que pode ser feita entre as 8h e as 13h, a pessoa deve informar seu endereço, ponto de referência, telefone para contato e também agendar o dia e horário para receber a equipe de imunização. “Para quem possui cuidadores, eles também serão vacinados”, diz diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

A vacinação segue até o dia 01 de junho em 100 salas de vacina por todo o município, com dia D de mobilização no dia 12 de maio. A vacina protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. “Estes são os três tipos notificados no Brasil em 2017, em levantamento feito todos os anos”, comenta Amariles Borba. A vacina reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções por estes vírus na população alvo para a vacinação.

Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Professores podem se dirigir à sala de vacina mais próxima apresentando um contracheque para receber sua dose. Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais deverão levar a prescrição médica, datada de 2018, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes que já fazem parte de algum programa de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir às Unidades que estão cadastradas para receberem a vacina, ou buscar a prescrição com antecedência e se dirigir a qualquer sala de vacinação.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

“Além da vacina, a principal forma de prevenção é lavar as mãos até os cotovelos com água e sabão”, explica Amariles Borba. Outras medidas são cuidados simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1922/fms-inicia-a-vacinacao-de-acamados-contra-a-gripe