MUTIRÃO

FMS realiza pelo SUS mutirão de catarata a laser

Mutirão é ação para diminuir fila de espera

FMS realiza pelo SUS mutirão de catarata a laser

Começou hoje o Primeiro Mutirão da Catarata realizado,em Teresina, pela Fundação Municipal de Saúde -FMS. Neste sábado, estão sendo realizadas 102 consultas  em uma clínica credenciada ao Sistema Único de Saúde-SUS, no bairro Dirceu Arcoverde II. Todas as pessoas consultadas hoje realizarão os exames em maio e as cirurgias em junho.

O mutirão foi organizado pela FMS para resolver uma demanda reprimida que existia na área da oftalmologia e especificamente com relação a catarata, explica Geraldo Magela, da Central de Regulação e Controle do SUS.

A demanda reprimida na área de oftalmologia detectada  pela  FMS, até março de 2018, são de 300 pessoas aguardando este tipo de atendimento e que será resolvido com os mutirões que começaram hoje. Duas novas clínicas trabalham neste mutirão, disse Magela

O Mutirão da Catara realizado hoje  pela FMS é também o primeiro mutirão  realizado com a mais moderna técnica cirúrgica existente, que é a Lazer, disse Thiago Castro, oftalmologista e proprietário de uma das clínicas onde está sendo realizado o mutirão. Segundo Castro," a técnica a lazer é o que existe de melhor e mais moderno e é também mais segura e mais rápida". A partir de um dos exames o médico já pode dizer,com segurança,se o paciente vai recuperar a visão,explicou Thiago Castro. Para ele, é louvável o esforço da FMS em realizar este mutirão e oferecer o que existe de melhor e mais moderno para a população de Teresina.

Dona Maria de Fátima Nogueira Vieira,62 anos, que aguardava há 4 meses a cirurgia de catarata foi uma das beneficiadas com o mutirão de hoje. "Estou feliz porque vou fazer a cirurgia e vou voltar a ver de novo e o atendimento aqui foi muito bom", falou  Maria de Fátima. Quem também saiu satisfeito foi Manoel Souto, de 36, e há dois sem enxergar. "O que eu mais quero é voltar a enxergar para ter uma vida normal e ir trabalhar e hoje o doutor disse que a cirurgia vai dar certo".O Primeiro Mutirão da Catarata realizado hoje pela FMS também devolveu a esperança para Maria Neusa da Silva Oliveira, de 75 anos. Ela disse que estava saindo da clínica feliz porque vai voltar a enxergar e ainda foi muito bem atendida.

Para o presidente da FMS, Silvio Mendes, a saúde é o maior bem de uma pessoa e  o gestor  público deve trabalhar para  oferecer serviços de qualidade para a população" Este mutirão não devolve apenas a visão, ele devolve a vida e a dignidade das pessoas que vão voltar a enxergar e ter uma vida normal". Estou feliz como pessoa e como gestor em poder realizar este trabalho, acrescentou Sílvio Mendes.

As consultas realizadas  hoje foram agendados no Gestor Saúde para consultas de oftalmologia/catarata, ou seja, quem atendeu esta pessoa na UBS teve a percepção de que ela precisa de uma cirurgia de catarata”, informa Vitória Urbano, gestora do SUS Teresina.O mutirão de consultas e exames continua nos dias 28 de abril, 05 e 12 de maio.

fms mutirão

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1909/fms-realiza-pelo-sus-mutirao-de-catarata-a-laser