SAÚDE MENTAL

UBS e CAPS Sudeste se unem para tratamento integrado em saúde mental

O encontro tem como objetivo estreitar os vínculos entre as equipes

UBS e CAPS Sudeste se unem para tratamento integrado em saúde mental

Em um momento de diálogo entre atenção básica e serviço de saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudeste reuniu-se hoje (19) com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona Sudeste para conversarem sobre matriciamento, que é o cuidado compartilhado dos usuários.

O encontro tem como objetivo estreitar os vínculos entre as equipes das duas áreas de apoio à saúde, promover conhecimento acerca da discussão de matriciamento no território e como será a inclusão da Saúde Mental na Atenção Básica, visto que esse é um indicador do Ministério da Saúde. “Este é nosso primeiro encontro, e surgiu da necessidade de conhecer o território da zona sudeste e estreitar os laços”, explica a terapeuta ocupacional Isabel Costa. “Podemos assim proporcionar ações de apoio matricial, que é uma melhor comunicação e um novo olhar de saúde, tanto da assistência básica quanto à saúde mental”, diz.

O matriciamento tem por pilar o trabalho conjunto entre CAPS e UBS, ambos serviços de porta de entrada do SUS. As equipes se reúnem periodicamente para discutir os casos de saúde mental da área e juntas elaboram propostas para melhorar o desempenho do usuário na família, na comunidade e na própria UBS. “Essa interação multidisciplinar é o que a gente chama de clínica ampliada, que é essa ampliação da assistência à saúde, de dois saberes diferentes se unirem em prol do bem maior que é a saúde integral do usuário”, comenta Isabel Costa.

Os Centros de Atenção Psicossocial podem ser procurados por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêutica e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1905/ubs-e-caps-sudeste-se-unem-para-tratamento-integrado-em-saude-mental