CONTRACEPTIVO

SUS Teresina disponibilizará DIU como contraceptivo às mulheres

Hospital do Buenos Aires é pioneiro na realização do procedimento

SUS Teresina disponibilizará DIU como contraceptivo às mulheres

O acesso pelas mulheres de Teresina ao DIU (dispositivo intrauterino) de cobre no Sistema Único de Saúde (SUS) vai ser possível a partir de agora na Maternidade do Buenos Aires, zona Norte da capital. Ao longo do ano o procedimento será realizado em todas as maternidades municipais. “Todas as mulheres de pós-parto imediato (cesárea ou normal) e de pós- aborto poderão optar pelo método”, informa Rosélia Sena, diretora da Maternidade do Buenos Aires.

O DIU é um método eficaz, prático, sem hormônios, que satisfaz as necessidades contraceptivas da maioria das mulheres.  Entre as vantagens do uso do DIU de cobre estão o longo tempo de ação (10 anos), baixo índice de gravidez, intervenção única para seu uso e poucos efeitos indesejados. “Durante o pré-natal as mulheres já serão apresentadas e orientadas pelas Equipes de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, no que se refere à utilização do DIU. Enquanto acontece esse alinhamento junto às ESF, nós aqui vamos dá essa orientação às parturientes no momento em que elas derem entrada na maternidade”, explica Rosélia Sena.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza para as mulheres o DIU TCu 380 (DIU de cobre). Para responder as principais dúvidas sobre o assunto que podem ser empecilhos para que as mulheres escolha utilizar o DIU de cobre. Segundo site do Ministério da Saúde, o DIU é seguro e tem eficácia de 99,3%. Ele pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa. Hoje já se sabe que uma mulher que nunca passou por uma gestação, mesmo adolescente, e aquela que passou por uma cirurgia cesariana, podem ser candidatas ao uso do DIU. Além disso, pode ser usado por mulheres que estão amamentando e não interfere na produção, quantidade e qualidade do leite materno.

O DIU é contraindicado para mulheres que estejam apresentando no momento Doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, câncer do colo de útero e do endométrio.

Famílias podem escolher melhor método contraceptivo pelo SUS

A ampliação do acesso de mulheres e homens à informação e aos métodos contraceptivos é uma das ações imprescindíveis para que se possa garantir o exercício dos direitos reprodutivos no país. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina mantém a oferta de métodos anticoncepcionais na rede pública de saúde e conta com profissionais capacitados para auxiliar a família a escolher qual a melhor opção contraceptiva em cada momento da vida.

Existem diversos métodos contraceptivos: os de barreiras, preservativos masculinos e femininos, diafragma, espermicidas; os métodos hormonais, que são as pílulas combinadas e injetáveis. A ligadura tubária e a vasectomia são os métodos contraceptivos definitivos. Todos os métodos citados são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2017, a Fundação Municipal de Saúde distribuiu uma média de 3000.000 preservativos, mais 300.000 cartelas de anticoncepcional oral, além de 18.000 anticoncepcionais injetáveis. Na decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: A escolha da mulher, do homem ou do casal; características dos métodos; fatores individuais e situacionais relacionados aos usuários do método.

DIU sus fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1901/sus-teresina-disponibilizara-diu-como-contraceptivo-as-mulheres