MUTIRÃO

FMS promove mutirão de atendimento de catarata

Cerca de 300 pessoas serão beneficiadas pela ação

FMS promove mutirão de atendimento de catarata

Com o intuito de zerar a demanda reprimida na área de oftalmologia, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove a partir deste sábado (21) um mutirão de consultas e cirurgias de catarata. Cerca de 300 pessoas serão beneficiadas pela ação, acabando assim com o número de teresinenses na fila de espera pelo tratamento.

O atendimento será feito por duas clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de encaminhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “São pacientes agendados no Gestor Saúde para consultas de oftalmologia/catarata, ou seja, quem atendeu esta pessoa na UBS teve a percepção de que ela precisa de uma cirurgia de catarata”, informa Vitória Urbano, gestora do SUS no município.

Serão 100 consultas disponibilizadas no primeiro dia de mutirão, 21 de abril. “Neste dia, os pacientes farão os exames e, quando necessário, terão suas cirurgias agendadas”, conta Vitória Urbano. O mutirão de consultas e exames continua nos dias 28 de abril, 05 e 12 de maio, com mais de 3700 exames de diversos tipos sendo realizados, de acordo com as necessidades de cada paciente. A expectativa é que até o final do mês de junho todas as cirurgias tenham sido realizadas.

"Estamos trabalhando onde existe demanda reprimida e buscando alternativas. Com este mutirão de catarata, vamos avançar em mais um setor, o da oftalmologia, beneficiando centenas de pessoas que vão ter a oportunidade de voltar a enxergar", falou Silvio Mendes, presidente da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1899/fms-promove-mutirao-de-atendimento-de-catarata