POSSE CONSELHEIROS

Prefeito empossa novos conselheiros de saúde da capital

Prefeito empossa novos conselheiros de saúde da capital

Aconteceu hoje, 13, no salão Nobre da Prefeitura de Teresina, a posse dos novos conselheiros de saúde da capital para o biênio 2018-2020. Um total de 28 entidades e/ou movimentos sociais compõem a nova gestão do Conselho Municipal de Saúde.

“Quero desejar aos novos conselheiros sucesso e que possam manter uma qualificação permanente. Acredito que todos nós desejamos uma saúde pública de qualidade. Nós somos absolutamente otimistas em relação à construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Quero fazer algumas considerações sobre nossa saúde pública. O SUS é um projeto em construção. Ele, ao longo das últimas décadas, teve várias áreas políticas setoriais implementadas. O SUS ao longo do tempo já produziu muitos resultados, como redução da mortalidade infantil, aumento de cobertura vacinal, aumento da expectativa de vida. Mas o fundamental de tudo isso é construir algo em que todos venham a ser atendidos de forma integral”, afirmou o prefeito Firmino Filho.

A função de Conselheiro Municipal de Saúde não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse público, conforme legislação pertinente. O Conselho Municipal de Saúde é órgão permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

“É garantido ao cidadão a participação social no sistema de saúde. Aos conselheiros novos quero dizer que nosso trabalho é gratificante, mas também de abdicações, e desejo boas vindas. O Conselho de Saúde é de grande importância, pois trabalhamos para que o usuário do SUS seja bem atendido”, informou José Roberto Leite da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Os conselheiros atuam no controle social do SUS, colaborando na construção de políticas públicas em saúde e contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população. “É muito boa essa renovação dentro do Conselho de Saúde. O SUS é o maior patrimônio social que se construiu neste país. Ele foi construído a muitas mãos, não tem bandeira. É uma política de Estado. Portanto que ninguém se aproprie dele. Estamos tentando trabalhar melhor a questão da comunicação junto a população, fazendo um site informativo de todos os aspectos do SUS Teresina. Onde qualquer cidadão poderá acessar e ter a informação de que necessite”, falou Sílvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de Saúde, durante a solenidade de posse dos novos conselheiros de saúde.

• Prefeito empossa novos conselheiros de saúde da capital
fms Conselheiros de saúde

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1898/prefeito-empossa-novos-conselheiros-de-saude-da-capital