PREVENÇÃO

FMS lança orientações de saúde para a população atingida pelas chuvas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da sua diretoria de atenção básica, lançou hoje (13) recomendações para a população em áreas atingidas pelas chuvas. As medidas podem ajudar a evitar problemas de saúde que podem ser agravados neste período.

“Pedimos que as pessoas tomem cuidados básicos, considerando o aumento das chuvas no município de Teresina e, consequentemente, o risco do surgimento de algumas doenças associadas a esse período, tais como as diarreias agudas, doenças respiratórias, micoses, hepatites, dengue, chikungunya, zika e acidentes com animais peçonhentos”, justifica o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua.

A água usada para beber, para uso pessoal e para fazer comida deve ser tratada, antes do seu uso, com hipoclorito de sódio, através da filtração ou fervura. “O hipoclorito é distribuído gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde da capital”, informa Francisco Pádua.

Outros cuidados são que os moradores devem manter suas casas, abrigos, alojamentos e demais espaços arejados e limpos; Lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, após usar o banheiro; os alimentos devem ser mantidos devidamente acondicionados em recipientes fechados, fora do alcance de roedores, insetos e outros animais.

O lixo domiciliar em sacos ou sacolas plásticas ou em outros recipientes que possam ser mantidos fechados. Ele deve ser mantido em lugar protegido de enchente ou enxurrada, pois ele pode se acumular em bocas de lobo, bueiros e córregos, impedindo o escoamento da água e agravando a situação.

Em caso de acidente com animal peçonhento (serpente, escorpião, aranha etc.), a pessoa deve ser mantida calma e o atendimento médico ser procurado o mais rápido possível. “Não faça torniquete, não chupe e não aplique substância no local da picada”, alerta o diretor.

Já as micoses podem ser prevenidas ao evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo, bem como roupas quentes e justas. Importante não andar descalço, usar luvas e botas em contato com a água de chuva ou lama, e deixar os calçados expostos à luz solar e “arejando” por um a dois dias.

Em caso de surgimento de febre ou outros sintomas, o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente. “As equipes de saúde da família e demais órgãos da saúde do município de Teresina estão alertas e garantem o atendimento às necessidades da população”, finaliza Francisco Pádua.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1896/fms-lanca-orientacoes-de-saude-para-a-populacao-atingida-pelas-chuvas