SEGURANÇA DO PACIENTE

Hospitais municipais participam de oficina sobre segurança do paciente

Hospitais municipais participam de oficina sobre segurança do paciente

A segurança do paciente foi pauta de um treinamento realizado hoje (13) com profissionais dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Teresina, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O objetivo é viabilizar o trabalho dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) destes estabelecimentos.

O intuito da oficina é fortalecer a segurança do paciente nos hospitais e tirar as dúvidas dos recém implantados NSP, para que possam começar a implantar suas ações nos hospitais e upas. “Ela acontece em dois momentos: no primeiro, os participantes se dividiram em grupos que estão discutindo três estudos de caso sobre erros que acontecem em hospitais como erro de medicação ou troca de pacientes”, explica a enfermeira Renata Hanna, da Diretoria de Atenção Especializada.

Ainda de acordo com a enfermeira, o segundo momento será composto de uma conversa com representantes da Vigilância Sanitária Estadual, que dará orientações sobre as atribuições dos NSP dentro do serviço de saúde, notificações dos eventos adversos, entre outras ações que podem ser implantadas dentro de cada unidade.

É função do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intrahospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. O paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1894/hospitais-municipais-participam-de-oficina-sobre-seguranca-do-paciente