COMBATE AO MOSQUITO

Faxina nos Bairros acontece amanhã (07) nas zonas Norte e Sudeste

Vila Operária e Extrema (Parque Jurema) são os bairros contemplados

As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) se unem amanhã (07) em mais uma Faxina nos Bairros, atividade de combate ao mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Desta vez, os bairros contemplados são Vila Operária (zona Norte) e Extrema (Parque Jurema), na zona Sudeste da capital.

No Parque Jurema, as equipes vão se reunir na praça do antigo PPO, na rua Mons. Zaul Pedreira, e de lá percorrer o quadrante delimitado pelas ruas Jorn. Wilson Fernandes, Rua Mons. Zaul Pedreira, Avenida Joaquim Nelson e o Rio Poti. Já na zona Norte, o quadrante contemplado é o das ruas Alameda Parnaíba, Rua Anísio de Abreu, Rua Pernambuco e Av. Santos Dumond, com ponto de encontro na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A Faxina nos Bairros acontece desde dezembro de 2015 e retirou da cidade até o momento 8.322 toneladas de lixo, incrementando as ações de controle vetorial da FMS e contribuindo para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina.

A ação consiste em uma colaboração entre poder público e comunidade. Durante a semana, os moradores das regiões contempladas são orientados pelos agentes de saúde a fazer uma limpeza dentro de suas casas e depositar o lixo na calçada no sábado, quando ele será recolhido pelas equipes da SDU. “Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Ainda no sábado, a equipe da FMS faz uma caminhada educativa, orientando a população sobre medidas preventivas de combate à dengue, zika e chikungunya e os males trazidos por estas doenças.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1885/faxina-nos-bairros-acontece-amanha-07-nas-zonas-norte-e-sudeste