TERESINA EM AÇÃO

FMS leva educação em saúde para o Teresina em Ação

Para esta edição, 35 instituições estarão colaborando com o evento

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) participa mais uma vez do Teresina em Ação, que acontece amanhã (07) na praça do bairro Anita Ferraz. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e a TV Clube e acontece a partir das 8h da manhã.

Focado em educação em saúde, o estande da FMS contará um profissional de enfermagem oferecendo orientações sobre prevenção de doenças como a hipertensão arterial e diabetes. “Estaremos oferecendo serviços como aferição de pressão arterial e avaliação das demandas dos usuários com encaminhamento para UBS”, conta Theonas Gomes, da Gerência de Ações Estratégicas da FMS.

Haverá ainda uma panfletagem dos agentes comunitários de saúde, divulgando e tirando dúvidas sobre o Mama Cajuína, parceria entre a FMS e Fundação Maria de Carvalho Santos que vai garantir o acesso de 20 mil mulheres residentes em Teresina, na faixa etária de 40 a 69 anos, à realização de exames de mamografia e início do tratamento oncológico quando necessário.

Os profissionais da Vigilância em Saúde estarão distribuindo preservativos e conscientizando os participantes do evento sobre a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST). Serão dadas ainda orientações sobre a qualidade da água e distribuição de hipoclorito de sódio.

A prevenção contra as arboviroses, como a zika, dengue e chikungunya, bem como a prevenção dos focos do seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti, também recebem atenção no Teresina em Ação. Serão distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito e um espaço infantil.

O Teresina em Ação acontece mensalmente em diferentes bairros da capital. Para esta edição, 35 instituições estarão colaborando com o evento, dentre secretarias, fundações e demais parceiros; com cerca de 500 profissionais envolvidos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1884/fms-leva-educacao-em-saude-para-o-teresina-em-acao