DIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Academias comemoram dia da atividade física com aulões de zumba

As atividades acontecem sempre das 8h às 10h

Academias comemoram dia da atividade física com aulões de zumba

A inatividade física é apontada pela Organização Panamericana de Saúde como o quarto maior fator de risco de morte no mundo. Pensando nisso, o dia 06 de abril foi instituído como o dia mundial da atividade física, e em alusão à data a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organiza uma série de ações nas academias de saúde do município.

As atividades iniciaram ontem (05) e acontecem durante a próxima semana, sempre das 8h às 10h da manhã. “Será um momento diferenciado de prática corporal nestes espaços, com aulão de zumba do Projeto Dançando na praça, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), e realização de manhã de recreação para as crianças da comunidade”, explica Luci Santiago, educadora física que compõe a Gerência de Ações Estratégicas da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O objetivo das atividades é favorecer o estímulo à prática de exercícios físicos. “Em Teresina, igualmente como acontece no resto do país, volta-se cada vez mais para a construção de comportamentos saudáveis que impacte positivamente nos indicadores de morbimortalidade”, comenta Luci Santiago.

Dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), do Ministério da Saúde, mostra que no ano de 2016, o Excesso de peso cresceu 26,3% em dez anos, passando de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016 no Brasil. A mesma pesquisa mostra que Teresina apresenta 51,6% de pessoas com excesso de peso. Já a Obesidade cresceu 60% em dez anos, de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016 no país.

O sobrepeso e a obesidade resultantes da falta de uma alimentação saudável e da inatividade física, junto com o tabagismo e o consumo nocivo de álcool são os principais fatores de risco evitáveis de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, cuja redução e controle têm um efeito substantivo na redução de mortes prematuras e de incapacidades decorrentes de câncer, doenças respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares e diabetes.

Os Polos de Academia em Saúde são compostos por três espaços, o de vivência - área coberta - o multiuso - área ao ar livre - e outro com equipamentos, destinado ao desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas em alguns equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas, barras marinheiro).

O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros.

Mês da atividade física - Programação

09/04 - Polo da UBS Alto da Ressureição

10/04 - Polo da UBS Monte Castelo

12/04 - Polo da UBS Wall Ferraz