MAIS ATENDIMENTOS

CMAM completa um ano e dobra capacidade de atendimentos

CMAM completa um ano e dobra capacidade de atendimentos

O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) completa um ano de atendimentos amanhã, 3 de abril, e juntamente com a data vai duplicar os atendimentos multidisciplinares através de parceria com uma clínica conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A clínica irá ofertar sessões terapêuticas com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicopedagoga. Hoje esse atendimento é todo realizado no próprio CMAM. Com a descentralização vamos conseguir atender ainda mais crianças. Pois além dos profissionais que atuam aqui mesmo no CMAM, teremos apoio dos profissionais da clínica conveniada”, afirma Daniela Escórcio, diretora do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar.

O CMAM já beneficiou 253 unidades de ensino, com uma média de 1.200 atendimentos ao mês. O tratamento de cada criança dura de 3 a 9 meses. Em um ano de funcionamento o centro já realizou 6.106 sessões terapêuticas, além de 1.183 atendimentos médicos, totalizando 7.289 atendimentos multidisciplinares.

“Atendemos as demandas daquele alunado que possua dificuldade de aprendizagem. Um projeto de suma importância e que muda o futuro escolar de crianças e adolescentes da capital", fala Sílvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Os profissionais da área de educação precisam lidar com alunos que apresentam os mais diversos históricos. “Alguns possuem uma condição socioeconômica desfavorável, outros não recebem o incentivo correto para o estudo em casa e há os apresentam problemas de fundo biológico. Neste último caso, estamos entrando no campo dos transtornos de aprendizagem”, enfatiza Daniela  Escórcio.

O CMAM constitui-se em uma parceria entre FMS e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). A FMS contratou recentemente mais três profissionais para o CMAM, que agora funciona nos turnos manhã e tarde. “Agora temos um psicólogo, um terapeuta ocupacional e um fonoaudiólogo também no turno da tarde. Os atendimentos multidisciplinares passaram de 75 para 110 atendimentos semanais. Existem duas equipes multidisciplinares pela manhã e uma pela tarde atualmente”, explica Daniela.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1876/cmam-completa-um-ano-e-dobra-capacidade-de-atendimentos