COMBATE AO MOSQUITO

FMS orienta para os cuidados com o Aedes aegypti na Semana Santa

Antes de viajar, o teresinense deve evitar acúmulo de água em suas casas

FMS orienta para os cuidados com o Aedes aegypti na Semana Santa

Semana Santa é uma época em que muitas pessoas viajam e deixam suas residências fechadas. Com a maior frequência de chuvas que Teresina tem recebido nos últimos dias, há a possibilidade de haver o acúmulo de água parada e a possível proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta a população para que tome alguns cuidados antes de viajar. A gerente de zoonoses Oriana Bezerra afirma que, antes de viajar, o teresinense deve checar se os ralos de banheiros e as caixas d'água estão hermeticamente fechados, além de se certificarem de que no quintal de suas casas não ficarão objetos que acumulem água.

"As pessoas também devem evitar o acúmulo de água parada em calhas, materiais de construção, pneus, garrafas e materiais descartáveis espalhados pelos espaços livres de suas casas”, afirma a gerente. “Mesmo uma tampinha de garrafa pode se tornar foco do mosquito, por isso devemos estar bem atentos”, diz ela.

Oriana Bezerra chama atenção também das repartições públicas e estabelecimentos em geral que ficarão fechadas durante o feriado. “É importante que os gestores e funcionários se certifiquem de que não deixarão locais propícios para a proliferação do mosquito”, ressalta.

Faxina

Em uma iniciativa para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, a Prefeitura de Teresina realiza semanalmente a Faxina nos Bairros, mutirão de limpeza e educação que percorre todas as zonas da capital. A estratégia tem se mostrado eficiente, como indicam os dados do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, que constatou que em nove dos 17 bairros visitados em 2018 já apresentam redução nos números de infestação pelo mosquito. Além disso, em 88 dos 127 bairros da capital o índice teve indicadores mais baixos em relação ao mesmo período do ano passado ou mesmo zerados.

Entre 01 de janeiro a 14 de março de 2018, Teresina notificou 294 casos suspeitos de dengue, 86 de chikungunya e dois de zika. Os números são bem menores que os de 2017, que notificou 540 casos suspeitos de dengue, 157 de chikungunya e 13 de zika no mesmo período.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1873/fms-orienta-para-os-cuidados-com-o-aedes-aegypti-na-semana-santa