COMBATE AO MOSQUITO

Mutirão de limpeza visita os bairros Noivos e Parque Sul amanhã (24)

Mutirão de limpeza visita os bairros Noivos e Parque Sul amanhã (24)

A 89ª Faxina nos Bairros acontece neste sábado (24) a partir das 8h da manhã. Desta vez, a atividade semanal de combate ao mosquito Aedes Aegypti – que transmite a zika, dengue e chikungunya – contempla os bairros Noivos (zona Leste) e Parque Sul (zona Sul).

Na zona Leste, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), que executam a ação, se encontram na Praça do 5º Distrito Policial. De lá, o mutirão de limpeza e educação segue pelo quadrante formado pela Avenida João XXIII, Rua Professor Pires Gaioso e as Margens do Rio Poty.

Já na zona Sul, o ponto de partida é a Unidade Básica de Saúde Antônio Pessoa dos Santos. Já o quadrante “faxinado” será aquele formado pelas ruas Raimundo Porfirio Farias, Arquelau Siqueira Amorim, Dr. Manoel Ayres Neto e Dr. Airton Freitas.

Na Faxina nos Bairros, os moradores das regiões contempladas são orientados pelos agentes de saúde a fazer uma limpeza dentro de suas casas e depositar o lixo na calçada no sábado, quando ele será recolhido pelas equipes da SDU. “Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Ainda no sábado, a equipe da FMS faz uma caminhada educativa, orientando a população sobre medidas preventivas de combate à dengue, zika e chikungunya e os males trazidos por estas doenças.

A Faxina nos Bairros tem se mostrado uma estratégia eficiente na luta contra o Aedes aegypti. De acordo com dados do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, feito no começo de março, nove dos 17 bairros visitados em 2018 já apresentam redução nos números de infestação pelo mosquito.

Além disso, em 88 dos 127 bairros da capital o índice teve indicadores mais baixos ou zerados em relação ao mesmo período do ano passado. “Foi um resultado satisfatório, considerando que estamos em um período chuvoso mais intenso comparado com os anos anteriores”, explica Oriana Bezerra.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1871/mutirao-de-limpeza-visita-os-bairros-noivos-e-parque-sul-amanha-24