TERESINA EM AÇÃO

Serviços para o público feminino são o foco da FMS no Teresina em Ação

O evento acontece neste sábado (10), às 8 horas da manhã, no bairro Promorar

Serviços para o público feminino são o foco da FMS no Teresina em Ação

No mês da Mulher, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) leva serviços para o público feminino ao Teresina em Ação, que acontece neste sábado (10), às 8h da manhã na Praça da Bíblia, localizada em frente à Igreja Santa Luzia, bairro Promorar. A atividade é uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e a TV Clube.

As usuárias da saúde municipal terão acesso a orientações sobre os projetos desenvolvidos especialmente para elas, como o Mama Cajuína, parceria entre a FMS e Fundação Maria de Carvalho Santos que vai garantir o acesso de 20 mil mulheres residentes em Teresina, na faixa etária de 40 a 69 anos, à realização de exames de mamografia e início do tratamento oncológico quando necessário. Além disso, serão prestados esclarecimentos sobre o novo

protocolo de acesso à laqueadura e vasectomia via SUS, que foi desburocratizado. “Vamos explicar que agora não é mais necessário reconhecer firma em cartório do Termo de Consentimento, que deverá apenas ser preenchido na consulta na Unidade Básica de Saúde, após aconselhamento”, conta Theonas Gomes, da Gerência de Ações Estratégicas da FMS.

Com o objetivo de ampliar o uso do preservativo feminino, os profissionais de saúde estarão ainda ensinando as mulheres a forma correta de usá-lo, bem como distribuindo este e outros insumos de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST). Haverá ainda aferição de pressão arterial, orientações na área de saúde bucal, avaliação das demandas dos usuários com encaminhamento para UBS; orientações sobre a qualidade da água e distribuição de hipoclorito de sódio.

A prevenção contra as arboviroses, como a zika, dengue e chikungunya, bem como a prevenção dos focos do seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti, também recebem atenção no Teresina em Ação. Serão distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito e um espaço infantil.

O Teresina em Ação já está em sua nona edição e todo mês visita um bairro diferente de Teresina, levando mais de 100 diferentes tipos de serviços para a comunidade. A ideia é aproximar as secretarias municipais da população, desburocratizando os serviços.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1852/servicos-para-o-publico-feminino-sao-o-foco-da-fms-no-teresina-em-acao