DIA DA MULHER

Em shopping da capital, Equipe de Saúde da Família realiza atividade voltada às mulheres

A FMS tem o compromisso com a implementação de ações de saúde que contribuam para os direitos humanos das mulheres

Profissionais da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do São João estarão no dia 8 de março no Teresina Shopping, das 15h às 20h, com atividade alusiva ao Dia da Mulher. Médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem distribuirão material informativo referente à saúde da mulher, realizarão aferição de pressão arterial, glicemia capilar e darão orientações de prevenção ao câncer.

“Um momento muito importante. Este é o segundo ano que nossa equipe participa da atividade e nós nos empolagamos em colaborar. Para uma valorização das mulheres, informando-as ainda mais sobre sua saúde e, quem sabe, ajudando de alguma forma”, afirma Lurdes Oliveira, coordenadora da UBS São João.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina tem o compromisso com a implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis.

Segundo site do Ministério da Saúde, as mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade.

O Sistema Único de Saúde deve estar orientado e capacitado para a atenção integral à saúde da mulher, numa perspectiva que contemple a promoção da saúde, as necessidades de saúde da população feminina, o controle de patologias mais prevalentes nesse grupo e a garantia do direito à saúde.

saúde da mullher fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1851/em-shopping-da-capital-equipe-de-saude-da-familia-realiza-atividade-voltada-as-mulheres