PREVENÇÃO

Equipes de Saúde da Família se aliam no combate à Hanseníase

V Campanha Nacional de Hanseníase teve início em dezembro de 2017 e segue até maio do corrente ano

Equipes de Saúde da Família se aliam no combate à Hanseníase

As Equipes de Saúde da Família de Teresina reuniram-se na manhã de hoje, 2, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para afinarem estratégias e definirem funções específicas para alcançarem o maior êxito possível durante a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose, Tracoma e Esquistossomose em Teresina. A campanha teve início em dezembro de 2017 e segue até maio do corrente ano.

O público alvo da Campanha são estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos das escolas públicas municipais e estaduais de Teresina, aproximadamente 75 mil escolares em 303 escolas municipais e 40 estaduais. “O objetivo desta iniciativa é reduzir a carga parasitária de verminoses em escolares do ensino público fundamental e identificar casos suspeitos de hanseníase”, explica Amparo Salmito, médica infectologista da Gerência Epidemiológica da FMS.

Utiliza-se como medicamento para profilaxia das verminoses Albendazol 400 mg, via oral, dose única, sob a supervisão de um profissional da Estratégia de Saúde da Família. Para identificação dos casos de hanseníase é adotado o “método do espelho”, que consiste no preenchimento da ficha de autoimagem para identificação de escolares que apresentem sinais e sintomas sugestivos de hanseníase. A ficha é distribuída aos escolares, preenchida pelos pais e/ou responsáveis e devolvida para a escola em, no máximo, dois dias.

“A meta da campanha deste ano é termos 85% das crianças atingidas e que elas tomem o Albendazol e devolvam as fichas que identificam casos suspeitos de hanseníase”, explica Svetlana Coelho, enfermeira e membro técnico da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, durante treinamento de hoje.

A capital do Piauí, devido a sua alta taxa de detecção anual de casos novos de hanseníase, enquadra-se como prioritário e tem aderido à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose, Tracoma e Esquistossomose desde 2013. Por ocasião da primeira edição foram diagnosticados três casos de hanseníase; em 2014 foram sete casos; em 2015, 11 casos e na IV edição, entre 1.703 escolares examinados com manchas, oito foram diagnosticados para hanseníase.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1847/equipes-de-saude-da-familia-se-aliam-no-combate-a-hanseniase