AVALIAÇÃO

FMS vai avaliar indicadores de mortalidade infantil em Teresina

Serviços de prevenção são intensificados

FMS vai avaliar indicadores de mortalidade infantil em Teresina

O Grupo de Trabalho para Avaliação do SUS Teresina em reunião hoje (28)definiu como meta, de curto prazo, avaliar os serviços da atenção básica tendo como foco o índice de mortalidade infantil. O grupo criado em fevereiro pela Fundação Municipal de Saúde é formado por diretores da FMS,representantes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).Há 22 anos o SUS de Teresina foi municipalizado e a FMS é a gestora plena.

Nos próximos meses vamos focar na atenção básica porque é a porta de entrada para acesso ao sistema de saúde pública, explica Silvio Mendes, presidente da FMS.A partir dos dados que temos sobre os resultados dos serviços realizados na atenção primária será montado um cronograma de trabalho e desenvolvido estratégias de ação para melhorar nossos indicativos. Trabalhar preventivamente e começando pela assistência materno infantil é o primeiro passo. Depois vamos para a assistência de média e alta complexidade", definiu Mendes.

Teresina está dividida em quadrantes (norte, sul, leste, oeste) e hoje tem cobertura de 100%  da assistência básica oferecida pelas Unidades Básicas de Saúde -UBS- através das equipes da estratégia de saúde da família. São 90 UBS e 264 equipes   compostas de médico clínico geral, odontólogo,enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agente de saúde.

O grupo de especialistas em políticas públicas de saúde já estão trabalhando com  os indicadores de Teresina, a evolução da gestão, a expansão da oferta de serviço e as necessidades atuais da população. “O resultado deste trabalho será o aperfeiçoamento dessa gestão em todos os seus aspectos: prevenção, promoção e na assistência à saúde da população de Teresina”, justifica o presidente da FMS, Sílvio Mendes, idealizador do grupo de avaliação.

Como primeira etapa do trabalho foi realizada, no dia oito de fevereiro; a primeira reunião entre os avaliadores ( OPAS e FIOCRUZ) e os  gestores da FMS para conhecer a realidade local e os dados gerais sobre o serviço de saúde em Teresina, que investe atualmente 36% do seu orçamento na área, o que a coloca em primeiro dentre as capitais do Nordeste neste campo. “Tivemos uma primeira impressão muito boa, de um município que cumpriu com sua obrigação de ter 100% de cobertura de atenção primária à saúde. Mas obviamente saúde é um processo em construção e sempre pode ser aprimorado”, comenta Gerson Penna, representante da Fiocruz.

O resultado deste trabalho trará benefícios não apenas para Teresina, como também para outros municípios que se beneficiam dos serviços de saúde oferecidos na capital, como os dointerior do Piauí, do Maranhão e outros estados, acredita Sérgio Ibiapina, coordenador do Grupo de Avaliação do SUS Teresina. "Vamos melhorar o que já existe e implantar ações inovadoras que possibilitem um serviço de saúde mais ágil  e de melhor qualidade" ,disse Ibiapina.
 

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1843/fms-vai-avaliar-indicadores-de-mortalidade-infantil-em-teresina