GALERIA DO INCONSCIENTE

Mulheres são homenageadas pela FMS em exposição

Exposição fica aberta ao público até o fim de março

Mulheres são homenageadas pela FMS em exposição

No mês de março, as servidoras da Fundação Municipal de Saúde (FMS) são homenageadas pela exposição "Nossas Mulheres", que acontece na Galeria do Inconsciente. Aberta hoje (27), a exposição traz trabalho de pinturas, artesanato e outras obras artísticas produzidas pelas mulheres que trabalham na saúde de Teresina.

Segundo Luana Bueno, gerente de Saúde Mental da FMS, a exposição foi pensada como uma forma de valorizar as mulheres que trabalham na FMS . “Como a galeria é atrelada à FMS, nós buscamos servidoras que trabalhassem com algum tipo de arte, seja artesanato, pinturas em quadros e outros, para expor, como uma forma de dar valor ao talento delas”, comenta.

A auxiliar administrativa Carla Susana Ribeiro tem algumas pinturas em aquarela sendo expostas no local. Para ela, a oportunidade permite uma fuga das atividades diárias e uma forma de mostrar para os colegas seus outros talentos. “A gente se sente valorizado em nossas habilidades, que não somente aquelas das atribuições do cargo. É uma oportunidade também para a FMS observar e valorizar esse servidor, que tem muitas coisas pra contribuir, que produz coisas bonitas, coisas interessantes que valem a pena serem vistas”, diz.

Já a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Norte, Ideane Nascimento, conta que os usuários e colegas não sabiam de seu talento para produzir quadros em ponto-cruz. “Foi uma surpresa para todo mundo. Eu vi como uma forma de mostrar que a gente também tem talento, que a gente pode mostrar várias coisas além do que a gente já faz, não só para os usuários como para a comunidade”, afirma ela.

No momento, a galeria conta com o trabalho de oito mulheres. Mas ela é livre para receber novos trabalhos de funcionárias de qualquer serviço atrelado à FMS, seja Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais ou outros setores. Basta levar sua obra à Galeria do Inconsciente, que fica no Parque da Cidadania e funciona de terça a sexta, das 8h às 10h e das 16h às 20h. A exposição fica aberta até o fim de março.

A Galeria do Inconsciente é um espaço criado para trazer exposições dos resultados do processo cotidiano dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município. Nas peças expostas são utilizadas diversas linguagens artísticas, pinturas, desenhos, aquarelas, colagens, cerâmicas e objetos desenvolvidos pelas pessoas envolvidas nos serviços de atenção psicossocial. Os trabalhos de artesanato estão à venda.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1842/mulheres-sao-homenageadas-pela-fms-em-exposicao