ACOLHIMENTO

Projeto oferece apoio aos familiares de usuários do CAPS III

O primeiro encontro neste sábado (24), a partir das 9h da manhã.

Projeto oferece apoio aos familiares de usuários do CAPS III

A família é parceira importante no cuidado dos indivíduos com sofrimento psíquico, e por isso ela também precisa receber suporte para o desgaste físico, emocional e psicológico que a tarefa acarreta. Por isso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III criou o Projeto Vincular, que terá seu primeiro encontro neste sábado (24), a partir das 9h da manhã.

O objetivo do projeto é promover atividades de acolhimento e escuta das reais necessidades dos familiares dos usuários. “Vamos efetivar a inclusão das famílias no processo de tratamento através da oferta do acolhimento e da escuta, por estas se configurarem como tecnologias de cuidado fundamentais para promover a saúde”, explica a coordenadora Adriana Medeiros. “Por meio disso, vamos proporcionar a criação de vínculos afetivos com os familiares e facilitar o processo de reabilitação da pessoa com transtorno mental”, diz ela.

Os encontros do Projeto Vincular serão mensais, sempre aos sábados, das 9h às 11h. Seis profissionais estarão a cargo das atividades de acolhimento: educador físico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga e médico. “No primeiro encontro, faremos a apresentação do projeto, uma dinâmica de acolhimento e biodança”, informa Adriana Medeiros.

Os CAPS são referência no tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. São recursos em saúde mental, constituindo-se em serviços substitutivos ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.

O CAPS III, durante o dia, funciona de modo semelhante ao CAPS II, com atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo. Seu diferencial está no atendimento àquele paciente cuja crise, ou quadro clínico, demanda um atendimento contínuo. Se a crise é aguda e a família não tem suporte para levá-lo para casa, então ele é acolhido no CAPS III para passar a noite, onde também é alimentado e medicado.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1838/projeto-oferece-apoio-aos-familiares-de-usuarios-do-caps-iii