ASSISTÊNCIA

Crianças da rede municipal passam por exames gratuitos de visão e audição

A FMS e a SEMEC dá assistência gratuita, disponibilizando exames, óculos e aparelhos auditivos

Crianças da rede municipal passam por exames gratuitos de visão e audição

Saúde auditiva e de visão são condições básica para garantir um bom desempenho escolar na infância. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), dá assistência gratuita nesta área, disponibilizando exames, óculos e aparelhos auditivos quando necessário.

Em reunião realizada hoje (20), gestores das duas pastas estiveram reunidos para planejar o funcionamento dos programas em 2018. O público alvo são crianças do pré-escolar e primeiro ano (entre os cinco e seis anos de idade), além de estudantes do terceiro ano no programa auditivo. “Os professores da rede pública municipal são capacitados para fazer uma triagem inicial, e encaminhar para exames mais detalhados as crianças que apresentarem problemas”, informa o diretor de Ações Assistenciais da FMS, Francisco Pádua.

No programa de saúde auditiva, é realizada uma triagem simplificada, com verificação da reação das crianças frente a barulhos do ambiente. Após a identificação dos agravos, os professores enviam planilhas para a FMS com registro dos escolares que necessitam das consultas, que serão agendadas. O atendimento com otorrinolaringologista e fonoaudiólogos será realizado no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, que prestará o acompanhamento adequado e fornecerá o aparelho auditivo se necessário.

Já no programa de assistência oftalmológica, os professores foram capacitados para realizar nas crianças o teste de Snellen (das letras e números). As crianças com dificuldades são encaminhadas via Sistema de Marcação de Consultas para o consultório Itinerante do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que realiza a consulta com dois oftalmologistas nos turnos manhã e tarde, bem como confecciona os óculos no mesmo dia.

No ano passado 14 mil crianças – o total de os alunos da rede pública municipal na faixa dos cinco e seis anos – passaram por esta triagem. Destas, 1.954 foram encaminhadas para os exames oftalmológicos, com fornecimento de 544 óculos. “Para 2018, a estimativa é disponibilizar 2592 consultas no período de março a novembro”, informa Francisco Pádua.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1833/criancas-da-rede-municipal-passam-por-exames-gratuitos-de-visao-e-audicao