PREVENÇÃO

Equipes distribuem mais de 900 mil preservativos e lubrificantes durante o carnaval

Equipes visitavam bares, clubes e também os blocos de rua, alertando sobre o risco de infecções

Um total de 910.650 insumos de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foram distribuídos durante as festas carnavalescas de Teresina. Durante as prévias e os dias de folia de momo, duas equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) percorreram clubes, festas, blocos de rua e bares, levando ainda material educativo e orientações sobre o assunto.

Durante o dia, as ações se concentraram em 15 clubes que realizavam matinês nas quatro zonas da cidade. À noite, as equipes visitavam bares, clubes da periferia e também os blocos de rua, alertando sobre o risco de infecções com ISTs e também distribuindo insumos como preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. “Cada equipe contava com três multiplicadores e seguia um roteiro de acordo com a movimentação dos foliões de Teresina, conseguindo assim abranger mais de 80% dos blocos”, informa Alana Niége, coordenadora de ISTs da FMS. “A abordagem era feita por meio de uma conversa, de mesa em mesa, com autorização dos donos dos estabelecimentos”, explica a coordenadora.

A campanha entregou aos foliões 708.800 preservativos masculinos e 180 mil lubrificantes. “Estamos tentando incluir e melhorar a adesão aos preservativos femininos, e conseguimos distribuir mais de 21 mil neste período”, conta Alana Niége, frisando ainda que, em outras épocas do ano, a população pode adquirir estes insumos nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais do município.

Assim como no ano passado, em 2017 o foco da campanha foi o público jovem, que geralmente é o principal frequentador da folia. Alana Niége explica a escolha: “Eles são os que menos usam camisinha e são os que mais são acometidos por infecções sexualmente transmissíveis. São também os que menos aderem ao tratamento”. Ela lembra que, apesar do foco estar nos jovens, as outras faixas etárias não foram deixadas de lado.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1826/equipes-distribuem-mais-de-900-mil-preservativos-e-lubrificantes-durante-o-carnaval