AVALIAÇÃO

Firmino Filho recebe avaliadores da OPAS e Fiocruz em Teresina

Será avaliado o sistema de saúde nos 22 anos de municipalização da gestão do SUS em Teresina

Firmino Filho recebe avaliadores da OPAS e Fiocruz em Teresina

O prefeito Firmino Filho se reuniu hoje (08) com o Grupo de Trabalho formado por representantes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), que está avaliando o sistema de saúde nos 22 anos de municipalização da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina.

O grupo de especialistas em políticas públicas de saúde vai atuar nos próximos meses identificando os indicadores de Teresina, a evolução da gestão, a expansão da oferta de serviço e as necessidades atuais da população. “O resultado deste trabalho será o aperfeiçoamento dessa gestão em todos os seus aspectos: prevenção, promoção e na assistência à saúde da população de Teresina”, destacou o prefeito Firmino Filho.

Como primeira etapa do trabalho, ontem (07) e na manhã de hoje (08), os avaliadores estiveram reunidos com os gestores da FMS para conhecer a realidade local e os dados gerais sobre o serviço de saúde em Teresina. “Atualmente,  o município investe 36% do seu orçamento na área, o que a coloca em primeiro dentre as capitais do Nordeste neste campo”, informou Sílvio Mendes, presidente da FMS e idealizador do grupo de avaliação.

O representante da Fiocruz, Gerson Pena, fez uma avaliação positiva do município. “Tivemos uma primeira impressão muito boa, de um município que cumpriu com sua obrigação de ter 100% de cobertura de atenção primária à saúde. Mas, obviamente, saúde é um processo em construção e sempre pode ser aprimorado”, comentou.

Para Agenor Álvares, ex-ministro da Saúde e também representante da Fiocruz, a avaliação será uma estratégia que precisa envolver a gestão interna e a população. “Nosso papel é auxiliar no entendimento das causas e buscar junto com os gestores as soluções para os problemas que possam existir. A gente, junto com a equipe da FMS, vai avaliar principalmente as opiniões que chegam dos usuários para aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde de Teresina, para que as políticas sejam aperfeiçoadas”, relatou.

O representante da OPAS, Renato Tasca, falou sobre o interesse não só apenas em avaliar, como também em levar os bons exemplos para outros locais do Brasil e do mundo. “Como representante internacional, queremos extrair os conhecimentos mais interessantes para serem divulgados fora de Teresina, não só no âmbito do SUS, como também em outros países com realidades parecidas, para que sejam desenvolvidas ações semelhantes”, explica ele.

O resultado deste trabalho trará benefícios não apenas para Teresina, como também para outros municípios que se beneficiam dos serviços de saúde oferecidos na capital, como os do interior do Piauí, do Maranhão e outros estados. “Estamos convencidos do acerto desta decisão de desenvolver um processo de discussão interna com os dirigentes das unidades da FMS, tendo em vista a melhoria dos processos dos planos de trabalho e, principalmente, dos resultados a serem alcançados”, diz José Paranaguá, representante da Fiocruz.

 

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1821/firmino-filho-recebe-avaliadores-da-opas-e-fiocruz-em-teresina