HUT

HUT realiza oficina de artesanato sustentável para crianças e pais internados

Essas oficinas são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação

HUT realiza oficina de artesanato sustentável para crianças e pais internados

Com objetivo de formar multiplicadores sensíveis sobre a importância da reciclagem para a manutenção de uma vida saudável no planeta o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou uma oficina de artesanato sustentável com materiais recicláveis para as crianças e seus acompanhantes da clínica pediátrica. Além de chamar atenção para a importância da reutilização de materiais, a ação também estimulou a criatividade das crianças, pais e responsáveis, utilizando os objetos que poderiam estar se acumulando em aterros sanitários e demorando até bilhões de anos para se desintegrarem completamente.

“A produção artesanal pode desestimular o consumo exagerado, oferecendo por meio da reutilização de materiais uma forma de resistência há obsolescência programada. As peças produzidas são únicas e possuem a marca da cultura de cada local. Além disso, é uma ótima oportunidade para geração de renda”, explicou a educadora ambiental, Jeanne Leal.

Garrafas “pet”, latas de alumínio e de aço, jornais, recipientes de vidro, lacres de alumínio, embalagens de papelão e “tetra-pak” assim como inúmeros outros materiais podem ser aplicados, com baixo custo e resultados surpreendentes, transformando o que era visto como “lixo” em peças de decoração e utilidade doméstica.

Durante a oficina as crianças aprenderam a fazer brinquedos com garrafas pet e caixas de leite. Os pais ou responsáveis ficaram com os objetos de decoração, bolsas femininas feitas de papelão, entre outros objetos. A ação chamou a atenção também de acompanhantes de outras clínicas, que aproveitaram para aprender as técnicas de reaproveitamento de materiais recicláveis na produção de objetos de arte em geral.

Erica Vitória, de 9 anos, que está internada na clínica pediátrica se recuperando de várias queimaduras disse que gostou muito da oficina de artesanato, pois conseguiu produzir seu próprio brinquedo. “Fiz meu brinquedo do jeito que tia ensinou. E vou poder fazer com os materiais que eu tiver, sem precisar comprar”, comentou. A mãe de Érica, Carmelita Maria disse que também gostou da oficina, pois ajudou a passar o tempo. “Achei muito interessante essa oficina. Nunca tinha observado que podemos reutilizar tanta coisa que jogamos no lixo”, disse.

Lívia Borges, gerente do Setor de Nutrição e Dietética (SND), disse que a coleta seletiva do HUT iniciou tímida, porém já está conseguindo sensibilizar vários setores dentro do hospital. “Iniciamos com a nutrição, mas já estamos ganhando mais adeptos por todos do hospital. Precisamos sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidarmos do nosso próprio resíduo. Se cada um fizer a sua parte podemos melhorar muito as condições de vida no futuro. Nossas crianças são muito importantes nesse processo”, destacou Lívia.

Essas oficinas são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1819/hut-realiza-oficina-de-artesanato-sustentavel-para-criancas-e-pais-internados