FMS pede atenção à formação de criadouros do Aedes nas escolas de Teresina

Fevereiro é caracterizado pela grande frequência de chuvas, com acúmulo de água em depósitos e criadouros

FMS pede atenção à formação de criadouros do Aedes nas escolas de Teresina

Com o retorno às aulas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um apelo às direções de escolas para tomar medidas preventivas conta o Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como a zika, dengue e chikungunya. Pequenas ações podem ser tomadas nestes estabelecimentos para proteger a saúde de alunos e funcionários.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, pede às escolas públicas e privadas que façam uma verificação de suas instalações, mesmo que as aulas já tenham iniciado. “Observem se não há criadouros do mosquito, seja nos ralos dos banheiros, nas caixas de descarga, nos vasos sanitários ou nos depósitos pelos pátios”, alerta a diretora.

O mês de fevereiro é caracterizado pela grande frequência de chuvas esparsas, com acúmulo de água em depósitos e criadouros do mosquito. “Nestas formações acontece a eclosão de ovos que podem ter sido colocados há um mês, um ano ou até dois anos”, informa Amariles Borba.

Por isso, a FMS pede a colaboração da comunidade para estar atenta ao acúmulo de água parada em calhas, materiais de construção, pneus, garrafas e materiais descartáveis espalhados pelos espaços livres de suas casas. “As arboviroses continuam acontecendo e nós temos que proteger os nossos alunos, além das pessoas que estão próximas de nós, nossos parentes, amigos e afilhados. É dever de cada um não criar mosquito”, alerta a diretora.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1818/fms-pede-atencao-a-formacao-de-criadouros-do-aedes-nas-escolas-de-teresina