COMUNICADO

FMS alerta que todo primata não humano encontrado morto deve ser comunicado à Zoonoses

Uma vez recebido, ele será examinado para raiva e arboviroses

A Fundação Municipal de Saúde informa que, qualquer primata não humano encontrado morto ou com comportamento estranho seja imediatamente comunicado a Gerência de Zoonoses. O animal pode ser deixado na Zoonoses ou então pode ser feita a solicitação do seu recolhimento.

“Uma vez recebido o corpo, será coletado material para a realização de exame de raiva (que é feito na própria Gerência de Zoonoses) e o restante será enviado ao Instituto Evandro Chagas, via LACEN, para que seja feito o exame de arboviroses, entre elas a febre amarela”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonose da FMS.

No ano passado, a FMS fez uma reunião de conscientização com órgãos relacionados ao meio ambiente como Polícia Ambiental, IBAMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e foi dada esta orientação.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1802/fms-alerta-que-todo-primata-nao-humano-encontrado-morto-deve-ser-comunicado-a-zoonoses