TERESINA EM AÇÃO

No Janeiro Roxo, Teresina em Ação disponibiliza exames de hanseníase

A população poderá fazer exames e receber orientações sobre a doença.

No Janeiro Roxo, Teresina em Ação disponibiliza exames de hanseníase

No mês de conscientização sobre a luta contra a hanseníase, o Janeiro Roxo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) traz a questão para o Teresina em Ação, que acontece neste sábado (27), das 8h às 13h, no Mocambinho. A população poderá fazer exames e receber orientações sobre a doença.

A equipe Estratégia Saúde da Família da UBS Mocambinho, que atua na região, estará realizando exames de detecção de hanseníase. “Como os exames requerem privacidade, foi reservada uma sala na Igreja da Praça Joana D’arc, onde acontece o evento, para isso”, explica Theonas Gomes, da Gerência de Ações Estratégicas da FMS. Além disso, haverá distribuição de panfletos e orientações sobre a prevenção e tratamento da doença, que está disponível gratuitamente no SUS.

A população terá ainda à sua disposição testes de glicemia e aferição de pressão arterial, orientações na área de saúde mental, saúde bucal, avaliação das demandas dos usuários com encaminhamento para UBS; orientações sobre a qualidade da água e distribuição de hipoclorito de sódio.

A prevenção contra as arboviroses, como a zika, dengue e chikungunya, bem como a prevenção dos focos do seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti, também recebem atenção no Teresina em Ação. Serão distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito e um espaço infantil.

O Teresina em Ação já está em sua oitava edição e é organizado pela Prefeitura de Teresina em parceria com a TV Clube. O evento traz mais de 100 diferentes tipos de serviços para a comunidade de diferentes bairros, um por mês. A ideia é aproximar as secretarias municipais da população, desburocratizando os serviços.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1800/no-janeiro-roxo-teresina-em-acao-disponibiliza-exames-de-hanseniase