PRONTO ATENDIMENTO

Mais de 335 mil atendimentos são realizados nas UPAS de Teresina

As UPAs são estruturadas para atender casos de grande parte das urgências e emergências

Mais de 335 mil atendimentos de urgência foram realizados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) este ano. Em Teresina, existem duas UPAs em funcionamento atualmente, uma no bairro Promorar e outra no bairro Renascença, ambas administradas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Foram 335.610 atendimentos nas duas unidades, que são estruturadas para atender casos de grande parte das urgências e emergências, como crises de hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem necessidade de agendamento prévio, ajudando assim a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Esses locais disponibilizam profissionais de plantão nas áreas de urgência clínica, pediátrica e odontológica.

Ainda no ano de 2017, as UPAs realizaram 626.847 procedimentos diversos, como curativos, inalação, aplicação de medicamentos e observação para pacientes que necessitam de cuidados por profissionais de saúde. A UPA do Renascença tem 20 leitos de observação e dois de isolamento, enquanto a UPA do Promorar disponibiliza 21 leitos de observação e dois de isolamento, todos 24 horas por dia.

“Estamos estruturando as UPAs para que elas trabalhem apenas com os casos de pronto-atendimento”, explica Gina Nogueira, diretora da UPA do Promorar. “Elas trabalham com uma média de 350 a 400 pacientes por dia e trabalham com o sistema de classificação de risco, em que o paciente é não é atendido por ordem de chegada e sim de acordo com a gravidade do problema, em casos que são identificados por cores. Ou seja, dependendo da cor eles se tornam prioridade ou não”, explica.

O sistema auxilia na resolutividade destas unidades, que servem como intermediárias entre Unidades Básicas de Saúde e Hospitais. “Quando o paciente chega às UPAs, os profissionais prestam socorro e detalham o diagnóstico”, explica Gina Nogueira. “Após a estabilização, ele é transferido pela regulação do SUS para os hospitais de bairro, para dar continuidade no tratamento. Tem paciente que nem há essa necessidade e já recebe alta, e às vezes ele volta apenas para ser reavaliado e verificar se ele respondeu bem ao antibiótico, porque têm condições de ser tratado em casa”, conta a diretora.

Para 2018, está em construção mais uma UPA, que estará localizada no bairro Satélite, zona Leste de Teresina. Segundo a diretora de Assistências Especiais da FMS, Jesus Mousinho, a obra já está 90% concluída, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre deste ano. A nova unidade terá 18 leitos de observação, sete de estabilização e dois de isolamento.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1799/mais-de-335-mil-atendimentos-sao-realizados-nas-upas-de-teresina