CISLA

Lineu Araújo realiza mais de 150 mil consultas médicas em 2017

O local oferta atualmente 25 especialidades médicas

Um total de 158.718 consultas médicas foram realizadas no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) em 2017. O local, que oferta atualmente 25 especialidades médicas, além de exames e serviços em áreas como fisioterapia e odontologia, é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“O CISLA é um centro de especialidades que atende pacientes não só de Teresina, como de todo o Piauí”, conta a diretora Mariluce Ferreira. Lá, os usuários do SUS têm acesso a consultas às áreas de alergologia , angiologia, cardiologia, cirurgia geral, plástica e pediátrica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

No CISLA também é possível fazer exames de eletrocardiograma, citologia, colposcopia, biópsias, raio x, ultrassonografia, mamografia e ecocardiograma. Em 2017, foram 74.672 exames realizados no total, dos quais o maior número foram os de raios x, sendo 20.942 exames simples e laudos, e 1.628 do tipo odontológico.

É possível ainda fazer tratamentos odontológicos mais complexos por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que no último ano realizou um total de 6.168 consultas e 13.355 procedimentos. Os usuários do SUS têm acesso ainda a programas voltados para portadores de alzheimer, parkinson, ostomizados e o Provida, de orientação a pessoas com ideação suicida. Estes programas realizaram 97.703 atendimentos em 2017. O local oferta ainda aparelhos para surdez, conforme avaliação do serviço de saúde auditiva, que concedeu 223 aparelhos em 2017.

O CISLA mantém ainda um ambulatório específico para portadores de diabetes, o Centro de Atenção ao Diabético (CAD). “Ele é voltado para os portadores de diabetes que são insulinodependentes ou que estejam com as taxas descompensadas, apresentando glicemia acima de 300mg/dl”, explica Mariluce Ferreira. No CAD, o usuário tem acesso a acompanhamento específico para as necessidades da doença, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, nutrição e oftalmologia, além da retaguarda de outras áreas oferecidas nos ambulatórios regulares do Lineu Araújo, como fisioterapia. Entre as diversas especialidades, o serviço realizou um total de 6173 consultas no último ano.

O serviço de fisioterapia do CISLA atende pacientes em pré e pós operatório nas disfunções músculos-esqueléticas, alterações motoras e em pacientes com distúrbios neuro-cinético-funcionais sem complicações. Foram realizadas 9215 sessões no ano passado, sendo o maior número nos casos de alterações motoras, com 8585 atendimentos.

Para 2018, será construído o Centro de Saúde da Mulher, que terá como público alvo aquelas a partir da adolescência (14 anos) até a terceira idade. O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional, das áreas de ginecologia, mastologia, radiologia, ultrassom, entre outras.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1794/lineu-araujo-realiza-mais-de-150-mil-consultas-medicas-em-2017