ATENDIMENTO

Maternidade Wall Ferraz participa de oficina para qualificar atendimento neonatal

A Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA) participa hoje (13) e amanhã (14) da oficina da estratégia QualiNEO, que visa diminuir a mortalidade neonatal e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste. As atividades ocorrem das 9h às 17h.

Durante a manhã de hoje, o CIAMCA recebeu uma visita guiada de uma equipe de consultores do Ministério da Saúde, que realizou um levantamento junto aos profissionais sobre o atendimento. Participaram os membros do Grupo Estratégico, gestores e profissionais do local, além de representantes das demais maternidades do município.

“O próximo passo é a atividade prática, que será na Maternidade Evangelina Rosa, bem como o planejamento das próximas atividades”, informa Mércia Cassandra, diretora da Maternidade Wall Ferraz. Segundo ela, o intuito da oficina é qualificar os profissionais na assistência neonatal e articular o cuidado com todas as ações estratégicas já ofertadas pelo Ministério da Saúde.

A oficina terá continuidade com o acompanhamento e monitoramento cotidiano das práticas de atenção neonatal e indicadores de assistência, tanto presencialmente quanto via plataforma eletrônica. Serão realizadas videoconferências bimestrais e utilização da plataforma da estratégia com fóruns de discussão, chats, estudos de caso, compartilhamento de experiências e materiais de apoio.

No Piauí, a iniciativa será desenvolvida durante dois anos (junho de 2017 a julho de 2019) na maternidades Wall Ferraz, Evangelina Rosa e Dirceu Arcoverde (em Parnaíba). Ao final desse período, as instituições receberão um selo de qualidade por integrar a estratégia e conquistar melhoras nos indicadores de assistência. As maternidades também estarão aptas a compartilhar esta estratégia com outras unidades de saúde em seu estado.

A Estratégia QualiNEO baseia-se nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH, 2003) e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNASIC, 2015). Esta estratégia possui os seguintes pilares estruturais: Foco nos processos de trabalho em saúde e nas práticas baseadas em direitos e evidências científicas; Articulação de saberes, fazeres e interesses de gestores, profissionais e usuários, como sujeitos diretamente envolvidos no cuidado ao processo de parturição e nascimento; Práticas educativas que funcionem como dispositivos para análise coletiva, compartilhamento, fomento e ampliação de experiências.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1762/maternidade-wall-ferraz-participa-de-oficina-para-qualificar-atendimento-neonatal