SAÚDE MENTAL

Experiências exitosas ganham destaque em mostra de saúde mental

erá no Centro de Formação Odilon Nunes, das 8h30 às 12h e das 14h às18h.

Dar visibilidade a boas iniciativas que contribuem para a saúde mental. Com este objetivo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove amanhã (14) a II Mostra de Saúde Mental, que vai premiar trabalhos desenvolvidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Residência Terapêutica e ambulatórios de saúde mental em Teresina. Será no Centro de Formação Odilon Nunes, das 8h30 às 12h e das 14h às18h.

A II Mostra de Saúde Mental de Teresina é um evento que proporciona o envolvimento dos profissionais na saúde mental, por meio da divulgação de práticas e saberes apresentados. “O objetivo é valorizar o conhecimento científico interdisciplinar dos profissionais, despertando interesse pelo aprendizado e compartilhando experiências exitosas nos dispositivos da saúde mental de Teresina”, explica a gerente de Saúde Mental da FMS, Luana Bueno.

O evento acontece em dois momentos: pela manhã acontece a exposição de 13 trabalhos pré-selecionados em formato de pôster. Cinco trabalhos serão selecionados para apresentação oral, que acontece durante a tarde. Dentre estes, três serão premiados ao fim do evento.

“Os relatos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais de saúde e educação, todos experiência na saúde mental e que não possuam envolvimento com os relatos inscritos”, conta Luana Bueno. As premiações serão nos valores de R$ 2.000,00 para o primeiro lugar, R$ 1.500,00 para o segundo lugar e R$ 800,00 para o terceiro lugar.

Os Centros de Atenção Psicossocial podem ser procurados por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêutica e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1760/experiencias-exitosas-ganham-destaque-em-mostra-de-saude-mental