COMBATE AO MOSQUITO

São Sebastião e Jacinta Andrade recebem a “faxina” neste sábado (08)

O trabalho é feito simultaneamente nos dois bairros e começa às 8 da manhã.

A Faxina nos Bairros segue limpando Teresina neste sábado (09), quando serão visitados os conjuntos São Sebastião e Jacinta Andrade. Em parceria com a população, a Prefeitura de Teresina tem trabalhado para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya, por meio da limpeza.

O trabalho é feito simultaneamente nos dois bairros e começa às 8 da manhã. No Jacinta Andrade, as equipes vão se encontrar na parada final dos ônibus ao lado da Quadra 62, e de lá seguem percorrendo o quadrante formado pelo limite entre as quadras 1-11 e 109-112, que correspondem aos quarteirões 1 ao 173 e 39 ao 129.

Já no São Sebastião, o ponto de encontro será a praça do Conjunto Todos os Santos. Será "faxinado" o quadrante formado pela Avenida Noé Mendes, Estrada da Usina Santana, Rua Alcebíades Soares, Rua Raul Dantas da Cunha (Rua 05), Rua Belarmino Braga (Rua 10 do Loteamento Renascença) e a Rua 05 do Loteamento Renascença.

A atividade está em 38ª edição em 2017, de 80 contabilizadas desde sua criação em dezembro de 2015. Somente este ano, 52 bairros já receberam a ação, onde foram retiradas 3.213,05 toneladas de lixo da cidade. Já no ano de 2016, 85 bairros receberam a faxina, quando 4.728 toneladas de lixo foram recolhidos.

A atividade é realizada pela Fundação Municipal de Saúde, em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano de cada zona visitada. Durante a semana, as equipes avisam os moradores de dois bairros da cidade para fazer uma limpeza em sua casa e depositar na calçada todo o lixo doméstico, que será recolhido no sábado por um caminhão de limpeza. “Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, esclarece Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Também no sábado acontece uma mobilização educativa, em que os profissionais da FMS percorrem as casas com orientações de prevenção à dengue, zika e chikungunya, suas sequelas e como evitar os focos do Aedes aegypti dentro de suas casas e vizinhança.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1754/sao-sebastiao-e-jacinta-andrade-recebem-a-faxina-neste-sabado-08