RAUL BACELAR

Laboratório Raul Bacelar atualiza profissionais de coleta de sangue

Laboratório Raul Bacelar atualiza profissionais de coleta de sangue

Os profissionais que atuam na área de exames das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais de Teresina passam hoje (06) e amanhã (07) por uma atualização nos procedimentos de coleta de sangue. O curso, que acontece a partir das 10h no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está sendo ministrado pela equipe do Laboratório Municipal Raul Bacelar.

O curso contempla os profissionais de 92 unidades coletoras de sangue distribuídas nos estabelecimentos de saúde municipais. Ele foi dividido em duas turmas: parte da zona Norte e Sul, que participa hoje (06), e outra parte da zona Norte, além das zonas Leste e Sudeste, que participam amanhã (07). “O objetivo da atualização é reduzir o percentual de amostra rejeitada, desperdício de material e otimizar os resultados e a credibilidade dos exames”, conta diretora do Laboratório Raul Bacelar, Evelma Vasconcelos.

O treinamento tem duração de quatro horas e é formado por um momento teórico e outro prático. Os participantes serão ainda capacitados para a realização de exames de coagulograma, que detecta alterações no tempo de coagulação do sangue e pode ser realizado na própria unidade, de forma a agilizar seu resultado.

Eliene Paixão atua no posto de coleta da UBS São Pedro e tem esclarecido todas as suas dúvidas sobre os procedimentos abordados. “Eu trabalho na área de registro, mas acho importante aprender porque assim posso repassar as informações para os coletadores que vierem para substituir quando minha colega tirar licença”, diz a servidora.

Raul Bacelar

O Laboratório Raul Bacelar realiza uma média de 8500 exames por dia, o que dá uma média de 178 mil por mês. Até novembro de 2017, foram realizados mais de dois milhões de exames clínicos, nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, baciloscopia, parasitologia, urinálise e citologia.

O sistema de exames do município está passando atualmente por um processo de informatização, o que vai reduzir o prazo de entrega e dar ao usuário a opção de receber uma senha e um número localizador, podendo assim visualizar o resultado em qualquer computador e imprimir, seja em casa ou na UBS de referência.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1749/laboratorio-raul-bacelar-atualiza-profissionais-de-coleta-de-sangue