Prevenção contra a AIDS será abordada no Teresina em Ação

A população será convidada para participar de um jogo de mitos e verdades sobre a AIDS

No mês do novembro vermelho, voltado à conscientização sobre a AIDS, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai levar informação e prevenção ao Teresina em Ação, que acontece amanhã (02) no Renascença I. Será das 8h às 13h na praça do bairro.

A população será convidada para participar de um jogo de mitos e verdades, que vai abordar os tópicos principais sobre a prevenção do HIV e o desenvolvimento da AIDS. “Serão disponibilizadas perguntas e cada pessoa, ao ler a afirmação, tem que dizer se é mito ou verdade, e, a partir dessa resposta, elas podem tirar suas dúvidas” conta Theonas Gomes, da Gerência de Ações Estratégicas da FMS. Além disso, serão distribuídos materiais educativos e preservativos masculinos e femininos.

O estande da saúde ainda vai levar serviços diversos para o evento. A equipe está fazendo orientação na área de saúde mental, avaliações nutricionais pelo IMC; orientação da saúde bucal; aferição de pressão arterial; avaliação das demandas dos usuários com encaminhamento para UBS; ações educativas sobre o enfrentamento a tuberculose, hanseníase; orientações sobre a qualidade da água e distribuição de hipoclorito de sódio.

A população terá também acesso a um estande com informações sobre as arboviroses, como a zika, dengue e chikungunya, bem como a prevenção dos focos do seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Serão distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito e um espaço infantil.

O Teresina em Ação é realizado em parceria com a TV Clube e vai levar mais de 80 serviços nas áreas de saúde, assistência social, economia solidária, Justiça, cultura, lazer e educação. A ideia é aproximar as secretarias municipais da população, desburocratizando os serviços.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1747/prevencao-contra-a-aids-sera-abordada-no-teresina-em-acao