FESTA DE NATAL

Crianças internadas na Unidade de Queimados do HUT ganham festa de Natal

A turma do 8° período do curso de enfermagem da Faculdade Santo Agostinho organizou a festa

Crianças internadas na Unidade de Queimados do HUT ganham festa de Natal

Já é Natal para as crianças internadas na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A turma do 8° período do curso de enfermagem da Faculdade Santo Agostinho organizou uma festa com direito a visita do Papai Noel e distribuição de presentes para as crianças internadas na UTQ do HUT. Segundo a enfermeira e preceptora da turma, Célia Oliveira, desenvolver projetos na UTQ do HUT é uma oportunidade de aliviar o sofrimento de muitos, pois geralmente são pacientes com queimaduras extensas que necessitam de um tratamento prolongado.

“Todo final de semestre realizamos o encerramento da disciplina com um momento de brincadeiras e distribuição de presentes para nossas crianças. Como estamos no período natalino trouxemos o Papai Noel para distribuir os presentes e fazer a alegria da criançada. Nada é mais gratificante do que ver o sorriso no rostinho das nossas crianças”, comentou Célia.

De acordo com a gerente de enfermagem da Unidade, Gildete Ibiapina, esses momentos de festas e brincadeiras são importantes para quebrar a rotina e leva alegria para as crianças e seus acompanhantes.

“Nosso setor é isolado do resto do hospital por conta do perfil dos nossos pacientes que tem alto risco de infecção. Por isso, estamos sempre promovendo eventos e ações para tornar a internação dos nossos pacientes menos dolorosa. Esses pacientes são geralmente grandes queimados, ou seja, possuem lesões extensas na pele e por conta disso ficam internados até por vários meses”, explicou Gildete.

Raqueline da Silva, 10 anos, que é natural de Davi Caldas município de União, está internada na UTQ do HUT desde o dia 28 de novembro com queimaduras de 1° e 2° grau no rosto e no braço direito. Acompanhada pela mãe, Raquel Ferreira, ela contou que se queimou com o vapor de um fogo de roça na sua região. “Colocaram fogo na roça e quando fui passar o fogo já estava perto demais. Foi um grande susto. Senti muita dor até me transferirem pro HUT. Gostei muito da festinha ganhei presente e teve até Papai Noel”, disse.

festa de natal queimados hut

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1746/criancas-internadas-na-unidade-de-queimados-do-hut-ganham-festa-de-natal